• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 10:46:40 -03

    Valentim Pedri (1929-2014) - Fundador das Livrarias Curitiba

    FABRÍCIO LOBEL
    DE SÃO PAULO

    24/04/2014 00h01

    Em 1963, quando Valentim Pedri chamou seus irmãos e amigos para martelar o que seria o mezanino de sua primeira loja, no centro de Curitiba, ele já havia descoberto que sua vocação era a de vender livros.

    Nascido em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, Valentim mudou-se para Curitiba para alistar-se no Exército. Nesta época, chegou a ser o meio de campo do clube da Rede Ferroviária Federal do Estado.

    Apesar da alta qualidade de seus lançamentos dentro de campo, Valentim apostou na vida de comerciante.

    Ganhou experiência vendendo livros de uma editora gaúcha de porta em porta e em repartições públicas.

    Com o fechamento da filial da editora gaúcha no Paraná, resolveu abrir sua própria loja com o sócio Ocyron Cunha, que mais tarde viria a ser o reitor da Universidade Federal do Paraná.

    Valentim percebeu que a venda de livros escolares era um grande filão a ser explorado. Nele, conseguiu expandir sua loja, que antes tinha apenas quatro funcionários, para uma rede com filiais em outros estados.

    Valentim gostava de livros de temática religiosa. Os anos de leitura sobre o tema renderam a ele uma postura calma e reflexiva, segundo a família. Os amigos até brincavam de imaginar o que seria capaz de tirá-lo do sério.

    Católico, Valentim seguiu ainda o mandamento "Multiplicai-vos". Criou oito filhos, 13 netos e uma bisneta.

    Morreu no último dia 17, de insuficiência cardíaca. Sua família realizou a missa do sétimo dia ontem, no Santuário Nossa Senhora de Salette, em Curitiba.

    coluna.obituario@uol.com.br

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024