• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 04:00:03 -03

    Rio de Janeiro

    Polícia do Rio fez retrato falado que teria levado a linchamento em Guarujá

    DO RIO

    06/05/2014 15h25

    O retrato falado divulgado em uma rede social e que motivou a agressão à dona de casa Fabiane Maria de Jesus, 33, que morreu após linchamento, foi produzido pela equipe técnica da Polícia Civil do Rio em agosto de 2012.

    De acordo com informações da 21ª DP (Bonsucesso, zona norte), o retrato falado, divulgado em agosto de 2012, foi feito pelo setor de retratos falados da Polícia Civil, com base em características físicas passadas ao retratista por uma vítima de agressão e tentativa de sequestro de menor.

    Na ocasião, a vítima informou aos agentes que a autora do crime era negra, obesa, tinha cerca de 1,60m e aproximadamente 25 anos. Tais características não conferem com as de Fabiane, que era branca e magra.

    Segundo a Polícia Civil, a investigação "da subtração do bebê e lesão corporal da mãe da criança ainda está em andamento" e a mulher não foi localizada até hoje. O sequestro só não ocorreu porque um homem que passava pelo local, em Ramos (zona norte do Rio), impediu a ação da mulher.

    A Polícia Civil não soube dizer como a imagem foi reproduzida em uma página em uma rede social nem se ela ainda está disponível. "Cabe ressaltar, que o retrato falado é divulgado pela polícia como ferramenta de identificação, já que a divulgação da imagem muitas vezes leva ao paradeiro do autor de um crime", disse a polícia, por meio de sua assessoria de imprensa.

    Fabiane foi linchada no sábado, no Guarujá (litoral de São Paulo), após boatos de que ela teria sequestrado crianças para praticar rituais de magia negra. Levada ao hospital, ela morreu na segunda-feira (05).

    A família da vítima nega envolvimento com magia negra. A Polícia de São Paulo diz que não há registro recente de sequestro de crianças na localidade.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024