• Cotidiano

    Tuesday, 14-May-2024 13:33:31 -03

    Em protesto, professores municipais de SP fecham pista da av. 23 de Maio

    DE SÃO PAULO

    07/05/2014 18h28

    Professores da rede municipal de ensino fazem uma passeata no centro de São Paulo na noite desta quarta-feira. Por volta das 19h20, a avenida 23 de Maio, sentido aeroporto de Congonhas, estava completamente interditada pelos manifestantes na altura do viaduto Tutoia.

    Os funcionários pretendem chegar até a sede da Secretaria Municipal da Educação, na Vila Clementino, na zona sul. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que os motoristas evitem a região.

    Mais cedo, os professores fizeram uma assembleia no viaduto do Chá, na frente da prefeitura. Segundo a Polícia Militar, o ato promovido pelo Sinpeem, maior sindicato da educação municipal de São Paulo, reuniu cerca de 1.500 pessoas no centro da cidade.

    Os professores decidiram continuar a greve da categoria iniciada no último dia 23.

    Segundo a Secretaria Municipal da Educação, hoje a greve dos docentes paralisou as aulas em 53 das 1.326 escolas da rede de ensino da prefeitura.

    Uma das principais exigências do movimento grevista é a incorporação aos salários, ainda neste ano, de um abono de 13,43% aos que ganham piso salarial, percentual prometido pela gestão Fernando Haddad (PT) para maio de 2015.

    Com a incorporação, o índice valeria também para os aposentados e não apenas para os profissionais ativos. E pode incidir no cálculo de outros benefícios aos educadores.

    A prefeitura diz não ter recursos para a incorporação neste ano. Afirma também que todos os profissionais da educação, inclusive os aposentados, já ganharão neste ano outro reajuste de 13,43%.

    A gestão municipal afirma que a greve foi deflagrada em um momento em que as partes ainda negociavam e que já atendeu diversos pedidos da categoria. Os exemplos citados foram a extensão do abono para todos os profissionais da rede, como os gestores (a princípio era apenas para os professores); e a diminuição do peso das faltas no cálculo do pagamento de bonificação anual.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024