• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 08:39:07 -03

    Defesa reforça ação na fronteira em preparação para a Copa

    ALAN SANTIAGO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    10/05/2014 15h38

    Forças de segurança iniciaram uma operação na manhã deste sábado (10) para combater crimes em toda a extensão da fronteira brasileira.

    A ação, coordenada pelo Ministério da Defesa, é um dos preparativos de segurança do governo para a Copa do Mundo. A avaliação é de que um evento deste porte atrairá atenção de narcotraficantes.

    A operação Ágata 8 envolve 30 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica, além de agentes de várias polícias –como Militar, Federal, Civil–, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

    Outros órgãos, como a Receita Federal, também participam com reforço na fiscalização.

    Helicópteros, caças, navios e blindados do Exército são usados para fazer a patrulha.

    Com atuação simultânea, a mobilização deve se estender até o próximo dia 21 na intenção de coibir contrabando e descaminho, narcotráfico, tráfico de pessoas e de armas, imigração e garimpo ilegal.

    De acordo com o Ministério da Defesa, há previsão de aumento da fiscalização contra o tráfico de explosivos, comumente desviados para uso em assaltos.

    Ainda segundo o ministério, a ação, que abrange uma faixa de 150 km para o interior a partir da fronteira, deverá atingir 710 municípios brasileiros e cobrir 16.886 km.

    A operação Ágata, iniciada em 2011, teve uma versão às vésperas da Copa das Confederações, ao longo de todo a fronteira nacional. Antes, era feita de duas a três vezes por ano e em áreas específicas.

    A atual ação inclui também missões sociais, com atendimentos médicos e odontológicos à população das regiões mapeadas.

    O governo deverá divulgar balanços da operação nos próximos dias 15 e 22.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024