• Cotidiano

    Wednesday, 08-May-2024 13:15:54 -03

    Rio de Janeiro

    Gol é comemorado com tiros em favela; Pezão estuda UPP no local

    DO RIO

    14/05/2014 18h20

    Um gol feito durante um campeonato de futebol amador na comunidade de Vila Aliança, na zona oeste do Rio, teve até tiros de fuzil durante a comemoração. O evento foi registrado em vídeo e divulgado na internet.

    Após a divulgação das imagens, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) afirmou nesta quarta-feira (14) que a instalação de uma nova UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na zona oeste, prevista para a próxima semana, poderá abranger a região da favela.

    Veja vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    "Estamos na Vila Kennedy e, se for preciso, vamos ocupar, sim, a Vila Aliança. Nós já estivemos lá. Vamos inaugurar sexta-feira (23) a UPP da Vila Kennedy e fica mais fácil de ter uma base permanente e avançar ali (Vila Aliança)", afirmou o governador.

    O vídeo foi divulgado inicialmente pelo jornal "Extra" e mostra ao menos quatro pessoas portando armas durante a partida de futebol. Elas atiram para o alto em meio a vários moradores que acompanhavam o jogo. Algumas pessoas se abaixam e cobrem os ouvidos por conta do barulho.

    No último dia 10, uma equipe da TV Al Jazeera veiculou uma matéria sobre o campeonato intitulado "Primeira Copa Oficial da Vila Aliança". Segundo a reportagem um professor de Educação Física local, identificado como Franklin Ferreira, organizou a disputa. Ao todo, 32 equipes se inscreveram, pagando uma taxa de R$ 600.

    O vídeo mostraria a disputa da semifinal entre os times Vila Aliança Clube e Baccardi, ocorrida no último dia 4 de maio.

    O jogo está empatado em 1x1 e, quando o time que leva o nome da favela faz mais um gol, o feito é comemorado com o disparo de mais de 40 tiros de fuzil. Três homens aparecem atirando com fuzis AK-47, AR-15 e Fal. Alguns vestem camisas da seleção brasileira e outras ostentam jóias ou bijuterias douradas.

    Ainda de acordo com o AlJaazira, o chefe do tráfico local, Rafael Alves, o Peixe, estaria presente no momento da comemoração.

    O vídeo e o torneio estão sendo investigados pela 34ª DP (Bangu). De acordo com os investigadores, Peixe é integrante da facção Terceiro Comando Puro e estaria sempre na companhia de outro traficante conhecido como Natan, ex-motorista do traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, morto em uma operação policial feita por agentes do Saer (Serviço Aeropolicial), em 2012.

    Pelo sistema de cadastramento de prisão da Polinter, Alves possui três mandados de prisão expedidos pela VEP (Vara de Execuções Penais) e é considerado fugitivo do sistema prisional desde outubro de 2009, quando não retornou após receber o benefício do regime semi-aberto.

    Na ocasião, o traficante cumpria pena de 4 anos de prisão na Cadeia Pública Pedro Mello da Silva, na zona oeste, por tráfico de drogas. Há ainda processos para serem julgados por sua participação em homicídio, lavagem de dinheiro e assalto a mão armada.

    A página do campeonato de futebol foi retirada do ar pelos administradores após a replicação do vídeo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024