• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 04:51:40 -03

    Subprefeitura remove 310 toneladas de gelo na Aclimação após chuva; veja

    DE SÃO PAULO

    19/05/2014 18h02

    A Subprefeitura da Sé afirmou na noite desta segunda-feira que foram retiradas das ruas da região da Aclimação, no centro de São Paulo, cerca de 310 toneladas de gelo após a chuva de granizo de domingo (18).

    O material retirado foi levado para um terreno da própria subprefeitura, na avenida Cruzeiro do Sul, na zona norte da capital paulista. Os trabalhos no local terminaram por volta das 18h50.

    Veja vídeo;

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    Ao todo, 40 homens da subprefeitura trabalham desde as 6h de hoje na retirada do gelo do local. Pela manhã, muitos moradores aproveitaram para fotografar o gelo acumulado.

    O gelo foi tanto que matou os peixes do lago do Parque da Aclimação. De acordo com nota da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, "as espécies são sensíveis a mudanças climáticas e o excesso de gelo no lago alterou bruscamente a temperatura da água."

    Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até quarta-feira o tempo deve ficar estável, com poucas nuvens e sem chuva forte. Na quinta-feira, uma frente fria se aproxima do sul do Estado e deve provocar pancadas de chuva e diminuição nas temperaturas.

    ATENÇÃO

    Por causa da chuva, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, colocou toda a capital em estado de atenção das 16h30 às 17h35 de domingo (18). Houve nove pontos de alagamento.

    Outros bairros atingidos por granizo foram Mooca, Vila Mariana, Bela Vista, Consolação e Vila Andrade.

    Segundo o meteorologista Thomaz Garcia, do CGE, o granizo foi provocado por uma frente fria que passava pelo oceano combinada ao ar mais frio na camada média atmosférica -com cerca de 5 km de altura. Isso contribuiu para a formação de nuvens carregadas, que desenvolveram as pedras de gelo.

    O aeroporto de Congonhas foi fechado para pousos e decolagens por cerca de 20 minutos. Dois aviões chegaram a arremeter -um deles para Viracopos. Em Cumbica, os pousos cessaram por meia hora. Duas aeronaves foram deslocadas para outros aeroportos.

    Alagada, a rodovia Régis Bittencourt teve a pista no sentido São Paulo fechada por 15 minutos no km 272, na altura de Taboão da Serra. A Raposo Tavares teve uma queda de barreira no km 30, na região de Cotia.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024