• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 03:46:48 -03

    Com protestos e paralisações, CET suspende rodízio durante a tarde

    DE SÃO PAULO

    20/05/2014 16h25

    A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) suspendeu na tarde desta terça-feira (20) o rodízio de veículos, que impediria a circulação de veículos com placas de final 3 e 4 no período das 17h às 20h. Isso ocorre por conta de protestos e paralisações que afetam o trânsito e transportes públicos.

    A companhia afirmou que está montando um plano operacional para minimizar os impactos dos protestos no trânsito. Apesar disso, estão mantidas as proibições de circulação nos corredores e faixas exclusivas de ônibus nos horários regulamentados, bem como a Zona Azul e a ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões).

    Por volta das 16h, a cidade tinha 11 terminais de ônibus fechados por motoristas e cobradores descontentes com o acordo de reajuste fechado entre o sindicato e as empresas. Os terminais fechados são São Paulo. São eles: Amaral Gurgel, Barra Funda, Bandeira, Casa Verde, Lapa, Santana, Sacomã, Pirituba, Pinheiros, Princesa Isabel e Cachoeirinha.

    Além disso, há um grupo de professores da rede municipal de São Paulo bloqueando parcialmente a avenida Paulista, na região central, em protesto. A categoria está em greve desde 23 de abril e pede a incorporação do abono já anunciado pela prefeitura. A administração municipal afirma que essa incorporação só será possível a partir do próximo ano.

    Mais cedo, um grupo de sem-teto também participou de um ato e invadiu uma construtora na região da Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo. Os manifestantes, porém, já tinham encerrado a manifestação por volta das 16h20 e o grupo seguia de trem para a zona leste, para a área invadida conhecida como "Copa do Povo".

    Com todos esses protestos, a CET aponta trânsito acima da média na cidade. Por volta das 16h, a cidade tinha 93 km de congestionamento, o que corresponde a 10,7% dos 868 km de vias monitoradas. A média do horário é de 7,4%. A pior via era marginal Pinheiros, com 11,3 km de filas no sentido Castello.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024