• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 23:51:22 -03

    Sem ônibus, paulistanos dormem na rua e passam frio

    MÁRIO BITTENCOURT
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    21/05/2014 12h15

    A paralisação parcial de motoristas e cobradores na capital paulista fez com que as amigas Cássia Gomes, 30, e Matilde Dias, 60, passassem por uma experiência que elas nunca quiseram na vida: dormir na rua.

    Após passar a tarde e parte da noite desta terça-feira (20) num hospital, fazendo exames de rotina, elas foram para o terminal da Lapa, na zona oeste, onde 120 ônibus bloqueavam o local.

    Acompanhe a paralisação dos ônibus em SP

    Moradoras do bairro de Vila Anastácio, também na zona oeste, elas chegaram às 23h30 de terça no terminal e, sem alternativa, tiveram de se juntar a outros usuários que resolveram passar a noite no local, até retorno do funcionamento do transporte.

    "É um absurdo a gente ter de passar por uma situação dessa, com frio e fome", reclamou Cássia, cujo ombro servia de encosto para Matilde, que comentou: "Nunca pensei em dormir no frio".

    A Folha ficou com elas até as 3h, quando disseram que iam esperar a volta do transporte para irem para casa "de ônibus ou de trem". No mesmo banco em que estavam as amigas, mais cinco pessoas tentavam cochilar sentadas, expostas ao vento frio que soprava.

    Ao encarar a situação, a auxiliar de cozinha de um restaurante, Terezinha Maria, 37, se consolava com o fato de ter tirado folga nesta terça. Se não fosse a folga, Terezinha, que mora no bairro de Perus, na zona norte, teria de estar no trabalho às 17h de ontem. Ela disse que chegou ao terminal à 1h30, após caminhar por cerca de uma hora até o local, devido à falta de transporte.

    MOTORISTAS

    Um pouco mais confortáveis que os usuários do transporte, estavam os cerca de 50 cobradores e motoristas de ônibus que, em protesto, passaram a madrugada desta terça no terminal Lapa.

    Meio desajeitados e sentindo menos frio (por causa das portas e janelas fechadas dos veículos), alguns deles tentavam dormir. Outros preferiram ficar do lado de fora batendo papo e prometendo continuar a paralisação, até conseguirem melhorias para a categoria.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024