• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 06:09:52 -03

    Empresas compram 600 ônibus para trocar frota e repor queimados em SP

    DE SÃO PAULO

    27/05/2014 19h09

    As viações que operam o transporte público de São Paulo compraram 600 ônibus novos para substituir os veículos da frota com mais de dez anos e outros 123 incendiados desde o início de 2013 –70 apenas neste ano.

    Segundo o SPUrbanuss (sindicato das empresas de ônibus) a maior parte dos veículos já está circulando em todas as regiões da cidade. Os modelos comprados têm piso baixo, para facilitar o acesso, e alguns são articulados, ou seja, têm chassi dividido em duas partes.

    Todos os veículos foram comprados da empresa Caio Induscar, do Grupo Ruas –que controla viações responsáveis por mais da metade do sistema de ônibus de São Paulo.

    Os ônibus custaram de R$ 400 mil (o mais básico) a 800 mil (superarticulados com ar condicionado).

    Rivaldo Gomes-16.out.13/Folhapress
    Ônibus do modelo superarticulado circula pela exclusiva da Radial Leste
    Ônibus do modelo superarticulado, de 23 metros, circula pela faixa exclusiva da Radial Leste, em SP

    Os novos ônibus têm sistema elétrico de comando da carroceria, poltronas estofadas e rampas para o acesso de deficientes físicos.

    Foram compradas 250 unidades do modelo superarticulado, que são maiores (23 metros), têm capacidade para 170 passageiros e contam com ar condicionado. Inicialmente, a prefeitura vai testar o uso do ar em 60 veículos.

    De acordo com a SPUrbanuss, as encomendas foram feitas pelas empresas em 2013, mas só ficaram prontas nas últimas semanas porque dependiam da montagem dos veículos e da liberação da SPTrans (empresa da prefeitura que gerencia o transporte).

    Reportagem da Folha revelou no início do ano que a frota de ônibus do transporte público de São Paulo atingiu a maior média de idade dos últimos oito anos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024