• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 10:46:03 -03

    Haddad veta projeto que estipulava fim do rodízio em São Paulo

    DE SÃO PAULO

    31/05/2014 12h52

    O prefeito Fernando Haddad (PT) vetou proposta que estipulava o fim do rodízio na capital paulista, conforme publicado neste sábado (31) no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

    O projeto, de autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB), havia sido aprovado em menos de um minuto em votação simbólica realizada na última quarta-feira (28). Nesse tipo de votação, os vereadores votam rapidamente projetos em que há acordo para aprovação e também os considerados menos importantes, como nome de ruas.

    Na justificativa para o veto, Haddad afirma que o rodízio "tem se mostrado relevante para a redução do trânsito na Cidade de São Paulo".

    "Dessa forma, qualquer modificação em seu escopo ou a própria revogação da lei que autorizou sua criação, como ora proposto, devem necessariamente estar respaldadas por estudos técnicos e associadas a outras políticas públicas", afirma o prefeito no Diário Oficial.

    Para Haddad, a extinção do rodízio precisaria ser precedida "de amplo debate com a sociedade e estar aliada a outras ações que assegurem a adequada mobilidade de seus cidadãos".

    Na quarta-feira, até o autor da proposta ficou surpreso com a aprovação. "Eu acho que eles estavam distraídos", disse Amadeu. Ele afirmou que, como as pessoas passaram a ter vários carros, o rodízio não cumpre mais a sua função.

    A confusão fez com que os vereadores mudassem o estilo de votação da Câmara. Responsabilizado por alguns vereadores por colocar o assunto em pauta para votação simbólica (sem discussão), o presidente da Casa, José Américo (PT), deu coletiva afirmando que os colegas haviam recebido os projetos com antecedência.

    Segundo ele, todo projeto agora que for considerado polêmico terá votação nominal, ou seja, quando todos os vereadores votam.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024