• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 20:58:13 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Manifestação anti-Copa bloqueia vias da região central de São Paulo

    ARTUR RODRIGUES
    DE SÃO PAULO

    31/05/2014 18h36

    Cerca de 500 manifestantes anti-Copa concentram-se, na noite deste sábado (31), em frente à Federação Paulista de Futebol, na Barra Funda, zona oeste da cidade. Eles arrancaram uma faixa que estava afixada na fachada do local e atearam fogo em uma bandeira do Brasil.

    O grupo, que começou o protesto por volta das 17h, em frente ao Theatro Municipal, já passou pela rua Xavier de Toledo, pela avenida Rio Branco, pelo viaduto Orlando Murgel, pela avenida Rudge e a rua Norma Pieruttini Giannotti, bloqueando o tráfego de veículos.

    Artur Rodrigues/Folhapress
    Policiais aguardam manifestação contra a Copa do Mundo em frente ao Teatro Municipal de São Paulo
    Policiais aguardam manifestação contra a Copa do Mundo em frente ao Teatro Municipal de São Paulo

    Esse é o nono protesto do grupo "Se não tiver direitos, não vai ter Copa". Black blocs, conhecidos por provocar atos de vandalismo e violência durante manifestações, também participam do ato.

    Veja vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    A "Tropa do Braço", da Polícia Militar, designada para conter manifestantes sem fazer uso de armas, acompanha a manifestação. Esta é a primeira vez que os policiais usam um esqueleto externo especial durante uma manifestação na capital paulista.

    Durante a passeata, o grupo segue cercado pelos policiais militares. Procurada pela Folha, a polícia não informou o número de agentes envolvidos na ação.

    Artur Rodrigues/Folhapress
    Cerca de cem manifestantes se reúnem em ato anti-Copa na frente do Theatro Municipal em SP
    Cerca de cem manifestantes se reúnem em ato anti-Copa na frente do Theatro Municipal em SP

    HÁ UMA SEMANA

    No último sábado (24), cerca de 300 manifestantes fizeram um protesto contra a Copa do Mundo no centro da capital paulista. A mobilização começou na praça da Sé e terminou por volta das 19h30 no cruzamento da avenida Paulista com a rua da Consolação.

    No dia 15 de maio, manifestantes entraram em confronto com a polícia militar ainda na avenida Paulista, logo após o início da manifestação. Uma agência bancária e uma concessionária de veículos foram depredadas na época.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024