• Cotidiano

    Friday, 17-May-2024 03:19:58 -03

    No PR, mãe e filho morrem após carro ser arrastado por correnteza

    LUIZ CARLOS DA CRUZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CASCAVEL

    08/06/2014 13h26

    As chuvas que afetam o Paraná desde quinta-feira (5) já provocaram estragos, falta de energia, interdição de estradas e ao menos duas mortes no Estado.

    Na noite deste sábado (7), uma mulher de 20 anos e o filho de nove meses morreram afogados dentro de um carro, que foi levado pela correnteza na cidade de Medianeira (580 km de Curitiba).

    Andreia Luzia Borgmann da Silva e o filho Samuel da Silva estavam no carro da família, que era conduzido por Eder Dorvalino da Silva. Ao tentar cruzar uma ponte, o carro foi levado pela correnteza e arrastado por aproximadamente 200 metros.

    Dorvalino conseguiu sair do carro e ficou preso nos galhos de uma árvore até ser regatado pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi levado em estado de choque para um hospital da cidade. Após o resgate, ele informou que a família estava dentro do carro.

    De acordo com o tenente Gerson Santini, do Corpo de Bombeiros, o resgate de mãe e filha foi dificultado pela escuridão, pela correnteza das águas e pela forte chuva que caía no momento. "Devido às rochas, não foi possível ligar o motor do barco e era difícil o uso do remo por causa da correnteza", relata.

    Para dar estabilidade ao barco no momento do resgate, ele foi amarrado em árvores e na maçaneta da porta do carro. "Quando quebrei o vidro e coloquei a mão dentro do carro, senti o rosto do bebezinho que estava flutuando", conta Santini.

    Pela posição em que o corpo da mãe foi encontrado no banco traseiro do veículo, o tenente diz suspeitar que ela tenha tentado salvar o filho e que possivelmente o tirou da cadeirinha antes de morrer.

    Na cidade de Sulina (450 km de Curitiba), um homem morreu soterrado na manhã deste domingo (8) após um deslizamento de terra atingir a casa onde morava. A mulher dele e uma filha foram levadas para um hospital da cidade.

    O corpo de Paulo Inácio Kaling, 39, que deveria ser encaminhado ao IML de Pato Branco, permanece em um posto de saúde porque a cidade está ilhada. "Enquanto o Corpo de Bombeiros não liberar a passagem pela ponte, não tem como sair", disse a soldado Solange Ribeiro, da Polícia Militar.

    ESTADO DE EMERGÊNCIA

    Ao menos 38 municípios paranaenses tiveram problemas devido às chuvas nos últimos dias. Em Guarapuava, na região central do Paraná, o prefeito Cesar Silvestri Filho decretou, na manhã deste domingo (8), estado de emergência.

    A prefeitura informou que 284 famílias estão desabrigadas e que suspendeu as aulas na rede municipal a partir desta segunda-feira (9) porque muitas escolas estão sendo utilizadas como abrigo. Dois helicópteros foram deslocados para resgatar 20 pessoas que ficaram ilhadas em uma vila rural.

    A BR-277, principal rodovia que liga Foz do Iguaçu a Paranaguá, tem seis pontos interditados devido à queda de barreiras, rios que transbordaram e pista que cedeu. Pelo menos outras três rodovias do Estado estão interditadas.

    Em Cascavel, aproximadamente 6.700 residências estavam sem energia elétrica na manhã deste domingo (8) e vários bairros tiveram o fornecimento de água interrompido depois que uma unidade de captação foi inundada pelas chuvas.

    A Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) e a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) informaram que suas equipes estão trabalhando para recompor a distribuição.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024