• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 19:51:42 -03

    Roubos têm 12ª alta consecutiva em São Paulo; homicídios caem 22%

    DE SÃO PAULO

    25/06/2014 16h23

    O número de roubos registrados na cidade de São Paulo aumentou 42% em maio deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse é o 12º aumento consecutivo nesse tipo de crime em São Paulo.

    Os dados foram divulgados na tarde desta quarta-feira (25) pela Secretaria da Segurança Pública.

    Em maio do ano passado, foram 10.373 casos registrados. Já em maio deste ano, foram computados 14.716 casos.

    Já os roubos a veículos tiveram um aumento de 3,6% -de 4.012 para 4.159 casos. Os furtos a carros cresceram também 17,65%.

    O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella, voltou a dizer que o crescimento de roubo é um problema nacional e que a legislação do país deveria ser alterada.

    "O aumento dos roubos em geral ocorreu em vários Estados. Aqui estamos adotando medidas de caráter estruturante, como é o caso dos desmanches que são o grande foco de receptação de veículos roubados e furtados", disse.

    Editoria de Arte/Folhapress

    A lei do desmanche, que deve começar a valer em julho, determina que empresas que quiserem vender peças terão de se cadastrar no Detran e na Secretaria da Fazenda. Elas deverão ainda ter um sistema que mostre a qual veículo cada peça pertencia.

    Para o secretário, a norma será um "golpe no casos de roubo e furtos de veículos".

    Outro ponto apontado pela secretaria para a diminuição dos crimes contra o patrimônio foi a aberturas de cargos nas polícias. De acordo com o secretário, neste ano houve autorização para a contratação de 2.850 cargos na Polícia Civil, 1.800 na Polícia Técnico-Científico. Está previsto ainda a contratação de 1.800 policiais militares para este ano.

    Segundo a secretaria, os latrocínios (roubo seguido de morte) tiveram uma queda de 14%.

    No mesmo período, o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) teve uma queda de 22% na capital –de 108 para 84 casos. O número de vítimas caiu 27% –este dado difere do número de casos, pois cada registro pode ter mais de uma vítima.

    Desde fevereiro, o número de homicídios dolosos na capital já vinha em queda, mas em ritmo mais lento do que o divulgado hoje. A variação deste dado nos últimos meses foi de 3%, 12% e 1%, em relação aos mesmos meses no ano anterior.

    Segundo Fernando Grella, a taxa de homicídios registrados o Estado de São Paulo (10,3 a cada 100 mil habitantes) está no patamar do recomendado pela Organização Mundial da Saúde que é de 10 por 100 mil.

    Questionado sobre a produtividade da investigação da polícia depois que Boletins de Ocorrência são registrados, o secretário disse não estar satisfeito.

    "Nem eu estou satisfeito, nem a polícia civil está satisfeita. É por isso que estamos trabalhando em medidas estruturais, reforçando os recursos humanos, trazendo novas tecnologias (...) para que tenhamos ferramentas para desempenhos melhores", disse ele.

    ESTADO

    Em todo o Estado de São Paulo, o número de roubos cresceu 33%, na comparação com o ano passado. Esta é o 12º mês consecutivo de aumento do crime no Estado. Em maio do ano passado foram 21.209 casos, contra 28.336 em 2014.

    Roubos e furtos a veículos também tiveram alta de 13% e 17%, respectivamente.

    Os casos de homicídios dolosos cresceram 6,3% —saiu de 329 em maio do ano passado para 350 no mesmo mês deste ano.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024