• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 07:01:58 -03

    Chuvas no Sul tiram mais de 4.000 pessoas de casa

    NATÁLIA CANCIAN
    DE SÃO PAULO

    27/06/2014 20h13

    Em menos de três dias, as chuvas que atingiram o Sul do país danificaram casas, interditaram estradas e obrigaram os bombeiros a evacuar às pressas parte de um município de Santa Catarina ameaçado pelo rompimento de uma barragem.

    No Rio Grande do Sul, prefeituras estudam decretar estado de calamidade pública. Ao menos 4.138 pessoas tiveram de sair de suas casas, segundo a Defesa Civil Estadual, que já contabiliza 45 cidades atingidas pelas chuvas.

    Uma das mais afetadas é Iraí, no norte do RS, onde a cheia do rio Uruguai deixou ruas completamente inundadas e cerca de 300 residências isoladas.

    Em três dias, o volume de chuvas na região ultrapassou o triplo do previsto para todo o mês, de acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

    "Nossa preocupação é essa: se continuar chovendo, as comportas [de duas hidrelétricas da região] terão que ser abertas, e a cidade vai ser atingida", afirma o prefeito Volmir José Bielski (PT).

    Sem água nas torneiras, a prefeitura recorreu a caminhões-pipa. Parte dos moradores também ficou sem energia elétrica.

    Em Porto Mauá, famílias que foram abrigadas em um ginásio na quinta-feira (26) tiveram de sair do local às pressas na manhã de hoje (27) devido às cheias do rio Uruguai. Na sede da prefeitura, funcionários se apressavam em passar os computadores para o segundo andar.

    A travessia da balsa para Alba Posse, na Argentina, foi suspensa. Com isso, argentinos que vieram assistir ao jogo da Copa em Porto Alegre na quarta-feira (25) tiveram de rodar até 300 km a mais para voltar para casa.

    CIDADE VAZIA

    A situação também preocupa em Santa Catarina e no Paraná, Estados que ainda se recuperam das chuvas do início do mês. Na ocasião, 13 pessoas morreram devido a deslizamentos e enxurradas. Só no Paraná, 26 mil continuam desalojadas.

    Nos últimos dias, não houve registro de prejuízos graves no Estado, mas municípios da região sudoeste voltaram a sofrer com alagamentos.

    Nesta sexta, moradores e equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros voltaram a ficar alertas para o nível dos rios em Santa Catarina. Cidades como Videira, Herval d'Oeste e Palmitos, entre outras, registraram inundações.

    Ao todo, 200 pessoas tiveram de ir para abrigos do Estado, e mil, para a casa de parentes e amigos.

    Em Ponte Serrada (SC), uma barragem próxima à BR-282 rompeu e colocou em risco o município de Arvoredo, às margens do rio Irani.

    Ameaçadas pela chegada das águas, casas de cerca de 500 moradores foram evacuadas às pressas. O grupo foi levado para dois abrigos na parte alta do município, e a expectativa é que a água chegasse na noite de ontem.

    A previsão é de mais chuva forte neste sábado (28). O tempo começa a melhorar no Sul na segunda-feira, informa o Inmet.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024