• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 21:33:40 -03

    Sobe para 86 o número de cidades afetadas pelas chuvas no Sul

    GABRIELA SÁ PESSOA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    28/06/2014 17h10

    Doze municípios de Santa Catarina e três do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência neste sábado (28) em razão das chuvas intensas que atingem a região da divisa entre os dois Estados nos últimos dias.

    Até a tarde deste sábado, 54 municípios do Rio Grande do Sul e 32 de Santa Catarina haviam sido afetados pelas chuvas. Outras cidades podem emitir o alerta de emergência ainda hoje.

    O Estado do Rio Grande do Sul tem 497 cidades, enquanto Santa Catarina, 295.

    Segundo a Defesa Civil, estão em situação de emergência em Santa Catarina Joaçaba, Palmitos, Rio das Antas, Herval do Oeste, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá e Água Doce. No Rio Grande do Sul, as cidades afetadas são Barão do Cotegipe, Vicente Dutra e Erval Grande.

    Os transtornos provocados pelas cheias também afetam as estradas catarinenses. Ao menos 30 rodovias têm trechos interditados por causa de alagamentos e quedas de barreiras, informou a Polícia Rodoviária Estadual.

    Duas pontes que ligam Santa Catarina ao Rio Grande do Sul estão totalmente bloqueadas. As estradas cruzam o rio Uruguai que, em Itapiranga, no extremo oeste catarinense, já subiu 14,8 metros.

    DESALOJADOS

    Cerca de 1.600 pessoas estão desalojadas e desabrigadas em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, esse número chega a 6.700.

    Uma das mais afetadas é Iraí, no norte do RS, onde a cheia do rio Uruguai deixou ruas completamente inundadas e cerca de 300 residências isoladas.

    Em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, 250 famílias precisaram deixar suas casas desde ontem (27), segundo a Defesa Civil. Elas permanecem em abrigos ou em casas de familiares.

    Para este sábado (28), estão previstas chuvas fortes em todo o Sul do país principalmente no norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, regiões mais afetadas pelas precipitações até agora.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024