• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 15:36:26 -03

    Pedrinhas, no Maranhão, tem a 9ª morte de detento neste ano

    JULIANA COISSI
    DE SÃO PAULO

    01/07/2014 18h44

    O governo do Maranhão confirmou nesta terça-feira (1º) a morte de mais um detento no complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. É o nono caso registrado neste ano.

    Jhonatan da Silva Luz Ferreira, 20, foi encontrado já sem vida por monitores no bloco D da CCPJ (Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas.

    A Sejap (Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária) não informou se havia sinais de agressão no corpo da vítima. Também as circunstâncias da morte.

    Jhonatan foi preso por porte ilegal de arma e estava desde 5 de junho em Pedrinhas. Após o episódio, segundo o governo, a Polícia Militar e um grupo especial de agentes penitenciários reforçaram a segurança.

    A situação em Pedrinhas provocou uma crise no governo Roseana Sarney (PMDB) desde o ano passado, ao chegar à marca de 60 mortos em apenas um ano (2013).

    A maioria das vítimas morreu em um ambiente de barbárie. Há casos de esquartejamentos e decapitações pelos próprios companheiros de cela, cenas que foram alvo de críticas até de organismos internacionais de defesa dos direitos humanos.

    Apesar do volume de vítimas em 2013, reportagem da Folha apontou que, até maio deste ano, a polícia maranhense ainda não havia solucionado ao menos 38 das mortes.

    O Maranhão contabiliza somente neste ano 12 mortos dentro de presídios de todo Estado, sendo nove apenas no complexo de Pedrinhas.

    Diante da precariedade do sistema prisional, a Procuradoria-Geral da República estuda desde o final do ano passado se pedirá à Justiça a intervenção no Maranhão. Mas, passado um semestre e 12 novas mortes, a Procuradoria ainda não se pronunciou se já tem uma decisão.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024