• Cotidiano

    Monday, 17-Jun-2024 01:33:57 -03

    Com risco de explosão, fornecimento de oxigênio é suspenso para soterrados em SE

    VALTER LIMA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SERGIPE (SE)

    20/07/2014 12h06

    Depois de quase 34 horas de trabalhos de resgate, os bombeiros conseguiram, manhã deste domingo (20), estabelecer o primeiro contato visual com os sobreviventes do desabamento de um prédio em Aracaju (SE).

    As equipes de resgate chegaram até as vítimas na terceira tentativa de perfuração do local. O prédio residencial de quatro andares, localizado na zona sul da capital sergipana, estava em construção e desabou na madrugada deste sábado (19).

    O enfermeiro Sandro Camargo, do Samu, informou que o ambiente onde estão os sobreviventes é muito gelado. Por isso, ele disse que o fornecimento de oxigênio foi temporariamente suspenso por volta das 11h15 devido aos riscos de explosão.

    De acordo com ele, o sobrevivente adulto está reclamando de dor na perna, possivelmente atingida no desmoronamento. "A gente percebe que o adulto já está desorientado, porque em certo momento ele informa que uma das crianças tem seis anos, outras vezes, que tem dez anos. Ele também disse que o bebê está gelado e com dificuldades para respirar", afirmou.

    Os bombeiros perfuraram quatro lajes até chegar às quatro pessoas de uma família –um casal e dois filhos pequenos, uma criança e um bebê. Por um orifício, eles conseguiram entregar água, soro e oxigênio aos soterrados.

    Às 8h40, as vítimas começaram a ser hidratadas, com um composto de sete minerais. A informação é do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Dórea.

    Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, Erivaldo Mendes, o imóvel desmoronou sobre o próprio eixo e, por isso, não afetou casas vizinhas.

    Localizado no bairro Coroa do Meio, o imóvel residencial ficava próximo à orla da Atalaia, uma das principais atrações turísticas da capital de SE. Tinha quatro andares e seis apartamentos por andar.

    Homens do Corpo de Bombeiros, com auxílio de cães farejadores, e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) trabalham para resgatar a família. Na noite deste sábado, as equipes receberam ajuda também da Força Nacional.

    No trabalho de resgate das vítimas, os bombeiros aguardam a chegada de um equipamento de perfuração da Petrobras par auxiliar no processo.

    Segundo a Defesa Civil, o vigilante do prédio contou que a família dormia no imóvel todas as noites, o que se repetiu nesta sexta-feira (18), antes do desabamento.

    DOCUMENTAÇÃO REGULAR

    De acordo com o secretário municipal de Infra-Estrutura, Luiz Durval, o alvará para construção do prédio está regular. O imóvel estava para ser entregue nos próximos dias.

    O presidente do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), do Sergipe, Jorge Silveira, disse que até esta segunda-feira (21) terá todas as informações sobre os responsáveis pela execução do projeto de construção do prédio que desmoronou em Aracaju.

    "Estamos pesquisando no nosso banco de dados sobre quem realizou o projeto. Posteriormente, faremos o laudo com o detalhamento dos motivos do desmoronamento", afirmou.

    O laudo oficial das autoridades de Aracaju que apontará o motivo do desabamento ficará pronto em 30 dias. A obra está licenciada para ocorrer desde 2012.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024