• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 07:52:59 -03

    Com Copa do Mundo, casos de roubo dobram na região da Vila Madalena

    DE SÃO PAULO

    26/07/2014 02h00

    Apesar do reforço do policiamento para a Copa do Mundo, a região da Vila Madalena, bairro boêmio na zona oeste de São Paulo que atraiu grande número de torcedores, teve uma explosão de roubos no mês passado.

    Os casos registrados na delegacia que atende o bairro, o 14º DP (Pinheiros), dobraram em relação a junho de 2013. Passaram de 148 para 303, uma alta de 105%.

    A Secretaria da Segurança Pública diz que o aumento nessa delegacia foi causado pela grande concentração de público na Vila Madalena na Copa. À revelia do planejamento oficial, as ruas do bairro se tornaram um dos principais pontos de confraternização de torcedores brasileiros e estrangeiros.

    Uma multidão crescente passou a lotar os bares e as calçadas da região até a madrugada, causando reclamação de moradores.

    A prefeitura montou uma estratégia às pressas, com bloqueios no trânsito, banheiros químicos, fiscalização de ambulantes e som alto, além de uma operação de limpeza.

    A PM, também pega de surpresa, reforçou o policiamento e chegou a intervir em algumas madrugadas para dispersar o público e liberar espaço para equipes de limpeza.

    FURTOS

    O aumento de roubos no 14º DP foi o segundo maior entre todas as 93 delegacias da capital. Em primeiro, com 156%, ficou o 85º DP, no Jardim Mirna (zona sul).

    Em junho, a delegacia que atende a Vila Madalena também registrou aumento de 153% nos furtos, em que não há uso de violência.

    Também houve crescimento no número de brigas (27%) e acidentes de trânsito (40%), que são registrados oficialmente como lesão corporal.

    'BAGUNÇA'

    Segundo Thomas Green, do Conseg (conselho comunitário de segurança) Vila Madalena, "foi tanta a bagunça na Copa que alguns poucos aproveitaram para assaltar".

    Ele lembra de três comerciantes que, durante o expediente, tiveram computadores levados dos escritórios. "Eles nem perceberam na hora. Só notaram depois que a confusão abaixou."

    A prefeitura estima que 542 mil turistas passaram por São Paulo na Copa e que, no período, houve aumento de 80% no número de estrangeiros que foram a restaurantes da Vila Madalena, nos Jardins, na Bela Vista e em Pinheiros.

    "Na Copa, o policiamento foi crescendo e chegou a um ponto ideal, mas e agora? Nossa maior reclamação não é nem com esses grandes eventos, como o Carnaval, mas com os finais de semana o resto do ano", diz Green.

    "Infelizmente a percepção é que a Vila se tornou um lugar que só se presta à farra, e parece que o poder público não tem nenhum plano para equilibrar a questão."

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024