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    SP tem 132 novos radares instalados e cinco em funcionamento, diz CET

    DE SÃO PAULO

    31/07/2014 21h07

    A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou nesta quinta-feira (31) que 132 novos radares já foram instalados na capital paulista e cinco deles entraram em funcionamento nesta semana.

    A previsão é que 843 novos equipamentos sejam instalados em toda a cidade, substituindo os antigos e ampliando em 40% o número anterior. A companhia já tinha informado, em abril, que a instalação poderia levar até um ano.

    Os radares novos começaram a operar na terça (29) e quarta (30) nos seguintes endereços: av. Jaguaré, sentido bairro, altura da praça Francisco Luiz Gonzaga; av. Nossa Senhora do Sabará, sentido bairro, perto da rua Dr. Armando da Silva Prado; dois na rua Clélia, sentido bairro, nos números 1.607 e 939; e av. Francisco Matarazzo, sentido bairro, altura da rua Barão de Téfe.

    Os 601 radares antigos serão aposentados e no lugar deles serão instalados radares mais modernos, capazes de ler placas e fiscalizar diversos tipos de infração de uma vez, como excesso de velocidade, circulação em dia de rodízio e invasão à faixa de ônibus.

    Quatro consórcios venceram licitação para manter os equipamentos por cinco anos, ao custo de R$ 530 milhões. No ano passado a arrecadação da prefeitura com multas de trânsito atingiu R$ 850,5 milhões. A CET não informou quanto foi arrecadado neste ano até agora. A estimativa informada é que o valor chegue a R$ 1,2 bilhão.

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    MODELOS DE RADAR QUE SERÃO INSTALADOS

    Grupo A: 404 equipamentos - vão fiscalizar infrações como excesso de velocidade, desrespeito ao rodízio, invasão à faixa/corredor de ônibus e situação irregular (suspeita de furto/roubo, falta de licenciamento ou inspeção)

    Grupo B: 168 equipamentos - instalados em cruzamentos com semáforo, vão fiscalizar as infrações do grupo A (menos as faixas exclusivas) e mais avanço de sinal vermelho, desrespeito à faixa de pedestres e conversão proibida

    Grupo C: 80 equipamentos - instalados em viadutos, pontes ou pórticos, com tecnologia que dispensa sensores no asfalto, para fiscalizar as mesmas infrações do grupo A

    Barreira eletrônica: 171 equipamentos - vão fiscalizar as mesmas infrações do grupo A (menos as faixas exclusivas)

    • Todos esses equipamentos terão leitura automática de placas e vão fornecer dados de tráfego para a CET

    Radar estático: 20 equipamentos móveis, montados nas laterais das pistas, para fiscalizar excesso de velocidade, rodízio e invasão à faixa/corredor de ônibus

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