• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 13:59:23 -03

    'Mamaço' toma conta do Ministério da Saúde

    JOHANNA NUBLAT
    DE BRASÍLIA

    07/08/2014 12h19

    "Tem trocador?" A pergunta, inusitada para o circunspecto auditório do Ministério da Saúde, foi repetida inúmeras vezes na manhã desta quinta-feira (7), durante o lançamento da campanha anual de amamentação.

    "Tem, sim", respondeu uma funcionária da Saúde. "Alguma mãezinha quer levar o bebê no trocador?", disse outra, sendo seguida por uma fila de bebês.

    Cerca de 30 bebês e crianças pequenas, acompanhados de suas mães, encheram o auditório. Algumas mães eram funcionárias da pasta, mas a maior parte compunha um grupo de doadoras de leite de São Sebastião e do Paranoá, cidades-satélite de Brasília.

    Local usado para reuniões técnicas e coletivas de imprensa, o auditório foi tomado por um "mamaço" nesta quinta-feira (7). Ao som, inclusive, de uma música especial. "Cheio de anticorpos, você vai ver, vírus e bactérias vou botar para correr", dizia o "Mamablues", interpretado, ao vivo, por um casal que vive em Brasília.

    O objetivo da campanha é estimular as mães a amamentarem seus filhos até 2 anos de idade ou mais, e a darem apenas leite materno até os 6 meses de vida dos bebês.

    As estrelas da festa eram a atriz global Nívea Stelmann, madrinha da campanha de 2014, e sua filha Bruna, de 4 meses. A nova campanha, que será colocada no ar esta semana, será veiculada em rádio, internet e televisão.

    "Coloquei em minhas cláusulas contratuais que meu filho estava em primeiro lugar", disse à plateia a atriz, falando de sua primeira experiência com a amamentação, com o filho Miguel, de 9 anos. "A Bruna é minha prioridade", reforçou sobre a caçula.

    Nívea Stelmann integra o grupo de famosas que já estrelaram a campanha, como Cássia Kiss, Juliana Paes e Dira Paes.

    Sentado ao lado da atriz, o ministro Arthur Chioro (Saúde) passou boa parte do evento fazendo gestos de brincadeira para os bebês a sua volta.

    Ao falar, Chioro defendeu a necessidade de incentivar o aleitamento materno como forma de ampliar a saúde das crianças, mas defendeu a importância de respeitar as mães que não podem amamentar. "A gente não pode dar uma carga de sofrimento à mãe que não pode amamentar."

    Pedro Ladeira/Folhapress
    O ministro Chioro, a atriz Nivea Stelmann, e outras mães durante lançamento da campanha de amamentação
    O ministro Chioro, a atriz Nivea Stelmann, e outras mães durante lançamento da campanha

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024