• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 02:47:11 -03

    Soldado de UPP morre em troca de tiros em morro do Rio

    MARCO ANTÔNIO MARTINS
    DO RIO

    12/08/2014 15h54

    Um policial militar da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do morro da Coroa, na região central do Rio, morreu na manhã desta terça feira (12) após ser baleado numa troca de tiros com traficantes do local.

    Segundo a PM, Weslley dos Santos Lucas, 30, é o sexto policial morto em 2014 em áreas consideradas pacificadas pela polícia carioca.

    O policial foi morto após um tiroteio com criminosos durante uma operação numa área conhecida como "Coração de Mãe", no interior da favela. Lucas chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada em um hospital da região.

    Um casal foi preso com uma pistola de calibre 9 mm e munições. Wagner Gabriel Ferreira e Ana Paula de Azevedo foram autuados por suspeita de homicídio e porte ilegal de arma.

    Policiais de outras UPPs foram deslocados para reforçar o policiamento na comunidade. Há também equipes do Bope (Batalhão de Operações Especiais) realizando uma operação na favela em busca dos criminosos que atiraram contra os policiais.

    HISTÓRICO PROBLEMÁTICO

    O morro da Coroa é considerado uma "UPP problema" pelo governo do Rio desde a sua instalação em fevereiro de 2011. A polícia não conseguiu conquistar moradores como aconteceu em outras comunidades ocupadas nem expulsar definitivamente os traficantes da área. O resultado disso tem sido a intensificação de confrontos na região.

    Durante o ano passado, os PMs da UPP deixaram de patrulhar a parte alta da favela, que chegou a ser ocupada por traficantes. O local só foi retomado este ano após a mudança do comando da unidade.

    Policiais que trabalhavam na unidade também já foram presos suspeitos de se envolverem com o tráfico de drogas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024