• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 10:53:10 -03

    Bairro do Paraíso, em São Paulo, vai ganhar minipraça por três anos

    ANDRÉ MONTEIRO
    MAGÊ FLORES
    DE SÃO PAULO

    13/08/2014 02h00

    O bairro do Paraíso, na zona sul de São Paulo, vai ganhar mais uma minipraça, criada após a regulamentação deste tipo de espaço pela prefeitura. Chamado de parklet, o local é feito avançando a calçada sobre vagas de estacionamento, na rua.

    Ele vai ficar na rua Coronel Oscar Porto, perto da esquina com a rua Abílio Soares. Terá guarda-corpo, bancos, mesas e guarda-sóis, tudo feito com madeira certificada.

    O espaço será inaugurado nesta quarta-feira (13), com a presença do prefeito Fernando Haddad (PT) —morador do bairro.

    A ideia dos parklets é transformar espaços usados pelos automóveis em áreas de convivência, estimulando o debate sobre o uso do espaço público.

    Nas últimas semanas, Haddad vem participando de eventos ligados à bicicleta, nova bandeira da gestão, que acelerou a implantação de ciclovias na cidade.

    Após iniciativas experimentais, a prefeitura decidiu criar regras para os parklets e publicou um decreto em abril.

    Empresas interessadas em criar estes espaços precisam seguir as normas, que versam sobre o local de implantação, segurança e acessibilidade. Os projetos são aprovados pelas subprefeituras, que firmam um termo de cooperação com os responsáveis.

    O novo parklet foi aprovado no fim de julho com prazo de duração de três anos. A iniciativa é uma parceria da ONG Instituo Mobilidade Verde e dos escritórios de design Zoom e H2C. O projeto é patrocinado pela construtora Cyrela e executado pela Contain'It.

    "A proposta nesse parklet foi ter mesas de picnic. Perto dele tem restaurante, padaria, e no domingo tem feira. Então você pode comprar alguma coisa ali perto, ou levar de casa, e comer sossegado em um lugar de convivência", diz Arthur Norgren, sócio da Contain'It.

    Segundo a ONG, foi preciso muita negociação com moradores e comerciantes do entorno para acertar detalhes do projeto.

    Como o parklet ocupa duas vagas de estacionamento, os moradores pediram a criação de vaga exclusiva para idosos perto dali.

    Duas barracas de feira montadas no local aos domingos também foram movidas, e como contrapartida foram incorporadas mesas e cadeiras à minipraça.

    Outra preocupação dos moradores foi quanto ao ruído, já que o parklet fica bem em frente a um prédio residencial. Os idealizadores dizem que o barulho não será problema, pois é causado pelo tráfego de veículos —eles afirmam que a praça vai reduzir a movimentação.

    Para evitar qualquer problema, foi feita uma medição de ruído antes da implantação e uma outra está prevista para depois, para que os dados sejam comparados.

    "No estacionamento de dois carros na via pública, onde param 40 carros por dia, um parklet pode receber 400 pessoas por dia. Nós queremos incentivar as pessoas a fazer novas amizades, conhecer seus vizinhos, poder descansar ou comer um lanche, trabalhar em espaços abertos, públicos e convidativos", afirma Lincoln Paiva, presidente da ONG.

    Uma das atrações do novo parklet será a valorização da história do bairro: serão criados cartazes com a história das ruas e de moradores ilustres da região, como a escritora Zélia Gattai.

    Segundo a prefeitura, outros quatro pedidos para a instalação de parklets estão sendo analisados, todos na região da subprefeitura de Pinheiros (zona oeste).

    De acordo com o Instituo Mobilidade Verde, que ministra cursos sobre a montagem de parklets, a previsão é que 50 destas minipraças sejam criadas na cidade até o fim do ano.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024