• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 15:37:34 -03

    Homem morre atropelado dentro de campus da USP; outros 4 ficam feridos

    DE SÃO PAULO

    16/08/2014 11h54

    Cinco pessoas foram atropeladas na manhã deste sábado (16) dentro do campus Butantã da USP (Universidade de São Paulo), na zona oeste capital paulista. O corredor Alvaro Teno, 67, chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Universitário, na própria universidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

    Segundo a Polícia Militar, as outras vítimas foram encaminhadas para os hospitais Samaritano, Albert Einstein e Metropolitano.

    Um dos feridos foi identificado como a médica Eloisa Pires do Prado. Ela ainda passava por cirurgia, no final da tarde, no hospital Samaritano, onde trabalha. Segundo o hospital, a família não permitiu a divulgação de detalhes sobre o estado de saúde dela.

    Outras duas mulheres foram encaminhadas para o Eintein. Segundo a assessoria da unidade, uma delas já recebeu alta e a outra deve ser liberada ainda hoje. Não foram informados detalhes do ferimento ou os nomes das vítimas.

    Já a quarta vítima, é um homem, e foi levada ao Hospital Metropolitano. A unidade foi procurada por telefone e e-mail, mas ainda não respondeu à reportagem.

    Giba Bergamim Jr./ Folhapress
    Motorista atropela cinco corredores dentro da USP; Alvaro Teno, 67, não resistiu aos ferimentos e morreu
    Motorista atropela cinco corredores dentro da USP; Alvaro Teno, 67, não resistiu aos ferimentos e morreu

    A jornalista e corredora Giselli Souza disse que chegou ao local minutos após o acidente. Segundo ela, uma das vítimas está grávida, teve traumatismo craniano e quebrou as duas pernas.

    "Todos os sábados a gente sai para fazer o que gosta, e acontece isso. Foi extremamente triste", disse Gisele.

    Luiz Antônio Conceição Machado, 43, que dirigia o Toyota Corolla prata que atropelou as cinco pessoas, foi preso em flagrante. Ele será indiciado sob suspeita de embriaguez ao volante e homicídio culposo (sem intenção).

    De acordo com policiais, o motorista disse ter perdido o controle após cochilar ao volante. "Fizemos o teste do bafômetro, que marcou 0,54 decigramas de álcool, acima do limite", disse o cabo Jeferson Dias, que deteve o motorista.

    Segundo a PM, por volta das 9h, o motorista do carro perdeu o controle e atingiu cinco pessoas que corriam na rua, próximo ao portão 1, o principal do campus. Após atingir as pessoas, o veículo invadiu a calçada e bateu numa árvore.

    De acordo com Dias, testemunhas relataram que ele tentou dar marcha ré para sair com o carro, mas foi impedido por frequentadores do campus.

    Giselli Souza/Leitora
    Vítima é socorrida após atropelamento no campus da USP; uma pessoa morreu
    Vítima é socorrida após atropelamento no campus da USP; uma pessoa morreu

    De acordo a assessoria de imprensa da USP, nenhuma das vítimas nem o motorista têm vínculo com a instituição. A universidade informou que a Guarda Universitária chegou ao local logo após o acidente e evitou que o motorista fosse linchado.

    Segundo o delegado Mário Bortoleto Torina, duas testemunhas relataram ter visto o Corolla atingir as vítimas. Uma delas disse que uma das vítimas foi lançada contra a árvore. Com isso, o delegado apura se o motorista estava em alta velocidade.

    Torina afirmou que o motorista não quis prestar depoimento e só pretende falar em juízo. Nenhum advogado se apresentou para defendê-lo até o final da tarde deste sábado.

    HOSTILIDADE CONTRA ATLETAS

    A blogueira e esportista Débora Aquino, 34, diz ter sido hostilizada por um motorista enquanto corria dentro do campus Butantã da USP, no último sábado (9). O incidente ocorreu uma semana antes do atropelamento.

    Segundo ela, um carro com três homens parou ao seu lado, enquanto ela corria. Um dos ocupantes saiu do veículo e perguntou: "O que você está fazendo aqui, sua vadia?". Débora respondeu com outra pergunta: "O que você acha?". Em seguida, o homem jogou cerveja sobre a corredora e disse "então, vai, vagabunda".

    "Corredores e ciclistas são xingados sempre na USP'", diz Aquino. "Mas o que ocorreu hoje foi o ápice. Assim, onde vamos parar?".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024