• Cotidiano

    Wednesday, 08-May-2024 20:42:53 -03
    Crise da água

    Em uma semana nível do Cantareira cai 0,9 ponto percentual

    DE SÃO PAULO

    22/08/2014 14h40

    O nível do sistema Cantareira caiu 0,9 ponto percentual em uma semana. É o que mostra o relatório diário divulgado pela Sabesp nesta sexta-feira.

    O nível do maior manancial de abastecimento de São Paulo está em 12,3%, o menor desde que o governo do Estado começou a utilizar a água dos fundos das represas que abastecem o sistema.

    Há uma semana, o Cantareira operava com 13,2% de sua plena capacidade. O manancial abastece quase 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

    arte Folhapress/arte Folhapress
    Está sem água? Envie seu relato e foto
    Está sem água? Envie seu relato e foto

    Para conter a crise, a Sabesp realiza manobras técnicas que reduzem a pressão em alguns bairros da cidade de São Paulo. Durante o período da madrugada bairros inteiros ficam sem água.

    Nesta quinta-feira (21), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que os reservatórios de Atibainha e Jaguari-Jacareí, que integram o sistema Cantareira, têm água para mais quatro meses caso não chova.

    Na semana passada, a companhia começou a usar o "volume morto" da represa Atibainha do sistema Cantareira.

    A Sabesp também anunciou ter conseguido autorização dos órgãos reguladores para fazer obras que permitirão a utilização de mais 100 bilhões de litros, pelo menos, do "volume morto" do sistema Cantareira. A data em que essa segunda cota começará a ser utilizada e o custo dessas obras não foram informados.

    Moacyr Lopes Junior - 1º.ago.14/Folhapress
    As marcas da seca nas margens da represa do sistema Cantareira; nível chegou a 12,3%
    As marcas da seca nas margens da represa do sistema Cantareira; nível chegou a 12,3%

    CHUVA

    Desde o começo do mês, segundo a Sabesp, choveu o equivalente a 19,2mm nas represas do sistema Cantareira. O volume representa mais da metade do volume de chuva esperado para o mês.

    De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Prefeitura de São Paulo, uma grande massa de ar seco continua predominando sobre a maior parte do Brasil, o que deve manter o tempo seco nos próximos dias.

    Dessa forma devem persistir os problemas com a qualidade do ar e com os baixos índices de umidade na Grande São Paulo.

    No sábado, segundo a previsão do CGE, o dia será ensolarado, apenas com formação de névoa nas primeiras horas do dia. As temperaturas devem variar entre mínimas de 14ºC e máximas que podem chegar aos 30ºC. Não há previsão de chuva para o final de semana.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024