• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 06:12:42 -03

    Ainda há sete presos desaparecidos em Cascavel (PR), diz Defensoria

    LUIZ CARLOS DA CRUZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CASCAVEL (PR)

    26/08/2014 12h12

    A Defensoria Pública do Estado do Paraná informou nesta terça-feira (26) que há sete presos desaparecidos após a rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel (498 km de Curitiba), que terminou de madrugada após 44 horas. Cinco detentos foram mortos –sendo dois decapitados– e pelo menos 25 se feriram.

    Cinco defensores públicos acompanham os trabalhos de limpeza das galerias e remoção de escombros das áreas afetadas pela rebelião. "É fato que há desaparecidos. Se fugiram ou morreram, tem que esperar o trabalho terminar", afirmou o defensor Marcelo Diniz.

    O diretor-geral do Depen (Departamento de Execuções Penais do Paraná), Cezinando Paredes, também não descartou a possibilidade de haver mais mortos.

    A Defensoria pretende ingressar com ações contra o Estado pedindo indenização para as famílias dos detentos que morreram ou ficaram feridos no motim.

    Foram transferidos 851 detentos para unidades prisionais em Curitiba, Maringá, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cruzeiro do Oeste, Guarapuava e para a Penitenciária Industrial de Cascavel.

    A Defensoria Pública, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Ministério Público pretendem fazer um mutirão de análise dos processos de todos os detentos dessas unidades. O objetivo é identificar aqueles que já cumpriram suas penas e poderiam obter a liberdade, ajudando a diminuir a superlotação carcerária.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024