• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 16:18:17 -03

    Com frio, São Joaquim (SC) registra fina camada de gelo

    DE SÃO PAULO

    28/08/2014 11h53

    Vinte e um municípios de Santa Catarina registraram temperaturas abaixo de zero na madrugada desta quinta-feira (28). Em Urupema (a 198 km de Florianópolis), uma das cidades mais frias do Brasil, a mínima chegou a 6,8ºC negativos nas primeiras horas do dia.

    Em Bom Jardim da Serra (a 230 km da capital catarinense), que registrou a segunda temperatura mais fria do Estado durante a madrugada, a mínima chegou a 5,9ºC negativos. Os dados são da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

    Outra cidade famosa pelo frio, São Joaquim (a 228 km de Florianópolis) atingiu a mínima de 4,8ºC negativos na estação climática do vale do Cruzeiro, que fica a 15 km do centro da cidade, segundo informações do Climaterra. Na zona rural, a vegetação ficou encoberta por uma fina camada de gelo.

    No centro de São Joaquim, a mínima foi de 3,9ºC negativos. No dia 14 de agosto, o município registrou a madrugada mais fria do ano, com 8,4ºC negativos. O recorde histórico é de 10ºC negativos, registrado no dia 2 de agosto de 1991, de acordo com Ronaldo Coutinho, do Climaterra.

    Em outros três municípios catarinenses, os termômetros ficaram na casa de 0ºC. Em Joaçaba, a mínima foi de 0,3°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As cidades de Abdon Batista e Zortéa registraram 0,4ºC e 0,7ºC, respectivamente, de acordo com a Epagri.

    Em Florianópolis, a mínima foi de 8,3ºC durante a madrugada.

    Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online
    Cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, registrou temperatura negativa
    Cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, registrou temperatura negativa

    GEADA

    Na madrugada de sexta-feira (29), as regiões altas do meio-oeste, do planalto sul e do planalto norte de Santa Catarina devem continuar a ter geadas, segundo a Epagri.

    Ao longo do dia, porém, as temperaturas devem começar a subir devido à perda de força da massa de
    ar frio, que se desloca em direção ao litoral.

    No sábado (30), as cidades situadas acima dos 1.000 m de altitude devem continuar a ter geadas no topo da serras. O Climaterra prevê céu claro na maior parte do Estado.

    No domingo (31), apesar da formação de uma nova frente fria em Santa Catarina, as temperaturas mínimas tendem a subir. No nordeste do Estado e na Grande Florianópolis, o céu ficará nublado e poderá chover à tarde.

    No oeste, centro e sul catarinense, de acordo com o Climaterra, a previsão é de sol no fim do dia. Na maior parte de Santa Catarina, as mínimas vão variar entre 10ºC e 16°C, e as máximas, entre 15º C e 22°C.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024