• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 07:02:12 -03

    Cortejo artístico reúne 800 crianças na favela de Heliópolis, em SP

    DE SÃO PAULO

    29/08/2014 18h37

    Um cortejo artístico reuniu na tarde desta sexta-feira (29) cerca de 800 crianças, de seis a 14 anos, em Heliópolis, a maior favela de São Paulo, localizada na zona sul da capital paulista.

    Elas usaram balões como representação simbólica da "vida preciosa de cada um". A caminhada é inspirada nas ações do projeto de arte e performance urbana Espetáculo da Terra, criado pela artista Denise Milan.

    O projeto propõe a "integração do ser humano ao universo através do conhecimento das pedras", principalmente da Pedra Azul, que seria o planeta Terra. Ao todo, mais de 1.200 crianças e adolescentes das Heliópolis, Grajaú e Jaguaré participam de oficinas e aulas e brincadeiras.

    O cortejo, que caminhou por toda a favela de Heliópolis, ocorre uma vez por ano na comunidade. É inspirado em um livro de Milan, que conta a história de um personagem que precisa vencer uma série de obstáculos para sobreviver.

    "Aqui, na comunidade, é igual. Para sobreviver, essas crianças precisa ultrapassar os obstáculos que são a violência, as drogas, o alcoolismo", disse Denise.

    "É um grande teatro onde as crianças entram em cena representando a transformação da vida", afirma a artista.

    O projeto cresceu em 2011. Na primeira etapa foram realizadas palestras explicativas sobre a obra de Denise, ministradas pela própria artista.

    Depois, os organizadores promoveram uma série de atividades como jogos lúdicos de perguntas e respostas até rodas de debates e invenções coreográficas, em que as crianças aprenderam sobre a formação geológica do planeta Terra e seus minerais.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024