• Cotidiano

    Wednesday, 08-May-2024 12:50:26 -03

    Rio de Janeiro

    Polonês acusado de ligação com facção no Rio era procurado pela Interpol

    DIANA BRITO
    DO RIO

    01/09/2014 13h55

    O polonês Jan Jozef Galas Slowakiewicz, 42, preso neste domingo (31) pela polícia do Rio de Janeiro é foragido das autoridades polonesas. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pelo delegado adjunto da 74ª DP (Alcântara/ São Gonçalo), José Paulo Pires, o estrangeiro tem três mandados de prisão contra ele na Polônia, um por sequestro e dois por roubo.

    Slowakiewicz também era procurado pela Interpol (polícia internacional) e entrou no Brasil com passaporte falso em junho de 2011. Na Polônia, ele ainda tinha passagem na polícia pelos crimes de extorsão e tráfico de drogas.

    O estrangeiro foi preso na manhã deste domingo numa operação feita por policiais militares na favela das Almas, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, sob acusação de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte de armas de uso restrito. De acordo com a polícia, ele não tinha documentos e se identificou na hora da prisão com dois nomes falsos – Rikardo Talinowski e Stanislaw Galas.

    Investigação aponta que Slowakiewicz era "armeiro" da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA) na favela das Almas. Ele foi denunciado por um de seus cunhados, que também foi detido.

    "Ele consertava e limpava armamentos do tráfico. Tinha conhecimento na área porque foi armeiro do Exército polonês", explicou o delegado à Folha.

    Com o polonês, foram encontrados pela polícia um fuzil 7.62, uma carabina e drogas. Não há informações da média de faturamento dele.

    "Ele morava com uma mulher na favela, mas tinha pelo menos três amantes. Uma delas recebia mesada de R$ 2.000", disse Pires.

    Slowakiewicz deve ser transferido para o complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio, ainda nesta segunda-feira. Após responder os crimes, ele deve ser deportado para a Polônia. A reportagem não localizou o advogado do preso.

    Reprodução/Interpol
    Site da Interpol tem ficha do polonês preso no Rio
    Site da Interpol tem ficha do polonês preso no Rio

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024