• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 13:02:39 -03

    Rio de Janeiro

    Ventos de até 97 km/h derrubam árvores e interditam ruas no Rio

    DO RIO

    03/09/2014 08h34

    Uma área de instabilidade que veio do Sul do país chegou ao Rio no início da manhã desta quarta-feira (3) trazendo ventos de até 97 km/h e afetando principalmente os bairros da orla da cidade, da Barra da Tijuca, na zona oeste, a Copacabana, na zona sul.

    Às 6h desta quarta-feira, houve registro de ventos de até 86 km/h na estação meteorológica de Marambaia, na zona oeste do Rio. Uma hora depois, registrou-se vento muito forte na estação meteorológica do Forte de
    Copacabana; segundo o Inmet (Instituto de Meteorologia), eles chegaram a 97 km/hoje naquele local. Uma árvore caiu e bloqueou a rua Tonelero, no mesmo bairro.

    Também há registro de queda de árvores em Botafogo, na rua Mena Barreto, na Lagoa –interditando uma das pistas da av. Borges de Medeiros e causando retenções ao longo da via– e na Barra da Tijuca

    Em Ipanema, na zona sul, o vento arrancou parte da cobertura de um prédio na rua Almirante Saddock, jogando-a sobre uma árvore.

    A área de instabilidade deixará o tempo instável nesta quarta no Rio. A previsão do Inmet é de pancadas de chuva no período da manhã e rajadas de vento moderado, ocasionalmente forte nas próximas 24 horas. As temperaturas ficarão estáveis, com mínima de 16°C e máxima de 33°C.

    ESTRAGOS EM SP E PR

    No Paraná, os prejuízos por conta do vendaval também foram grandes. Quase 10 mil pessoas foram afetadas pela chuva que atingiu o Paraná na terça-feira (2), de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado.

    O levamento do órgão também mostrou que ao menos 2.642 casas foram danificadas pelo temporal, mas não houve feridos.

    O vendaval também atingiu a capital e o interior de São Paulo provocando estragos. A rodovia Anchieta chegou a a ser interditada por conta de tombamento de árvores. A via foi liberada ainda no início da manhã desta quarta.

    Na capital, vários semáforos ficaram com problemas e o trânsito ficou acima da média no início da manhã. Já no interior, um ultraleve e árvores tombaram em Presidente Prudente. Ninguém ficou ferido.

    Em Campinas (a 93 km de SP), terceira maior cidade do Estado, o temporal que ocorreu na noite desta terça (2) causou queda de árvores, problemas em semáforos e falta de luz em diversos bairros e municípios da região. Os ventos chegaram a 126 km/h e 280 mil ficaram sem energia elétrica.

    As chuvas também provocaram estragos em Bauru, Jaú, Campinas e Araçatuba. Em Jaú (a 287 km de SP), o temporal e a ventania destruíram o prédio de uma empresa de embalagens. Segundo o Corpo de Bombeiros, o vento arrancou todas as telhas do local e parte das paredes caíram. Não havia funcionários na fábrica na hora da tempestade.

    Em Bauru (a 328 km da capital), o temporal durou cerca de 20 minutos e arrancou placas de aço da fachada de um prédio, que caíram sobre residências.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024