• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 12:40:54 -03

    Chuvas causam estragos em várias cidades do interior de SP

    CRISTINA CAMARGO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM BAURU (SP)

    03/09/2014 11h05

    As chuvas que atingiram o Sul o Sudeste do país na noite desta terça-feira (2) provocaram estragos também em cidades paulistas como Bauru, Jaú, Campinas e Araçatuba.

    Em Bauru (328 km de São Paulo), o temporal durou 20 minutos, foi acompanhado de vendaval e granizo, e assustou moradores.

    A chuva e o vento provocaram quedas de 28 árvores, de fiação elétrica, muros, placas de sinalização, toldos e fachadas. O temporal também causou alagamentos e destelhamentos.

    No Bauru Shopping, uma placa de gesso despencou do teto na praça de alimentação e o local foi alagado. Houve correria e o shopping precisou ser evacuado e fechar mais cedo. Telhas do estacionamento se soltaram com a força do vento, mas nenhum veículo foi atingido.

    Em nota, a direção do estabelecimento informou que as equipes de segurança e limpeza foram mobilizadas para isolar o local e fazer os reparos. Ninguém ficou ferido. Nesta quarta-feira (3), o shopping funciona normalmente.

    Ainda em Bauru, placas de aço da fachada de um prédio caíram sobre residências. Na avenida Nações Unidas, ponto tradicional de alagamentos, carros ficaram ilhados.

    Por volta de 15 mil residências ficaram sem energia elétrica na zona sul da cidade durante cerca de uma hora. Apesar da intensidade da chuva, não há registros de desabrigados.

    O temporal afetou também o funcionamento do zoológico municipal, que não abriu nesta quarta-feira (3) por causa da queda de árvores. Segundo o diretor do zoológico, Luiz Pires, nenhum dos animais foi atingido.

    PRÉDIO DESTRUÍDO

    O temporal e a ventania destruíram o prédio de uma empresa de embalagens em Jaú (287 km de São Paulo). Segundo o Corpo de Bombeiros, o vento arrancou todas as telhas do local e parte das paredes caíram. Não havia funcionários na fábrica na hora da tempestade, por volta das 22h30.

    Na cidade, pelo menos 20 árvores caíram e uma torre de telefonia celular tombou sobre uma casa, também sem registro de pessoas feridas.

    Em Campinas (93 km de São Paulo), pelo menos 18 árvores caíram durante temporal na noite de terça-feira. O vendaval derrubou e retorceu placas de sinalização na rodovia Dom Pedro I. Também não há registros de feridos ou desabrigados na cidade.

    Em Araçatuba (527 km de São Paulo), parte da população ficou sem energia elétrica por causa da chuva de terça à noite.

    Em Presidente Prudente (558 km de São Paulo) o temporal foi também acompanhado de granizo e vendaval, provocou a queda de cem árvores. Um ultraleve sem ocupantes tombou no aeroporto estadual Adhemar de Barros e outras duas chegaram a ser deslocadas, mas não caíram.

    A ventania, que chegou a 100 km/h, arrancou telhas no estacionamento do aeroporto e deixou parte da cidade sem energia elétrica. Casas e um posto de combustível também foram destelhados.

    Os radares meteorológicos do IPMet/Unesp, localizados em Bauru e Presidente Prudente, mostram áreas de chuvas de moderadas a fortes, acompanhadas de descargas elétricas sobre o Estado de São Paulo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024