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    Viracopos funciona sem licença ambiental desde junho

    LUCAS SAMPAIO
    de campinas

    07/09/2014 02h00

    A ampliação do aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (a 93 km de SP), não tem licença ambiental de operação e funciona de forma irregular desde junho.

    As obras incluem o novo pátio de aeronaves e uma pequena parte do futuro terminal de passageiros, já utilizados na Copa, e o edifício-garagem, que passou a operar em fase de testes em julho.

    Por utilizar parte da ampliação sem a documentação necessária, a Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o aeroporto, foi multada em R$ 5.000.

    A sanção partiu da Cetesb, órgão do governo paulista responsável pela licença.

    Indispensável para a utilização das estruturas, a licença de operação foi pedida por Viracopos em 4 de abril, mas segue em análise, segundo a Cetesb, porque a obra não foi concluída e as exigências ambientais não foram atendidas.

    A concessionária pode ser novamente multada, pois as fiscalizações são mensais e o relatório da vistoria de agosto ainda não foi concluído. A concessionária diz que pediu a licença em abril.

    Concedido à iniciativa privada em 2012, junto com os aeroportos de Brasília e Guarulhos, Viracopos não entregou no prazo (11 de maio) as obras previstas no contrato.

    O consórcio formado pelas empresas UTC, Triunfo e Egis, que venceu o leilão ao oferecer R$ 3,8 bilhões por 30 anos de concessão, assinou o compromisso de entregar um novo terminal de passageiros, um novo pátio de aeronaves, um edifício-garagem e novas vias de acesso em 22 meses.

    Foram diversos os percalços durante a obra, entre eles dois acidentes fatais e fiscalizações que interromperam provisoriamente os trabalhos. Correndo contra o tempo, a concessionária chegou a colocar quase 7.500 operários no canteiro de obras.

    O novo pátio de aeronaves foi entregue a poucos dias da Copa, e uma pequena parte do futuro terminal foi utilizada por seleções durante o torneio, mas logo depois a estrutura foi fechada para que as obras fossem concluídas.

    Enquanto isso, passageiros da aviação civil continuam utilizando o antigo terminal.

    NOVA PREVISÃO

    A previsão é que o novo terminal fique pronto em dezembro, embora a maior parte dele deva ser inaugurada em outubro. Com a transferência dos voos, o atual terminal será desativado.

    Pelo atraso nas obras, que completaram dois anos no último domingo (31), a Aeroportos Brasil Viracopos pode ser multada em até R$ 170 milhões pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

    A defesa da concessionária está sendo analisada pela agência antes de ser definido o valor da multa.

    Viracopos é hoje o sexto maior aeroporto do Brasil em número de passageiros e o segundo em carga transportadas (9,3 milhões de pessoas e 235 mil toneladas em 2013).

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