• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 13:52:14 -03

    Caminhão derruba muro e detentos fogem de prisão em Pedrinhas (MA)

    DE SÃO PAULO

    11/09/2014 00h57

    Seis presos fugiram após um caminhão-caçamba bater e derrubar parte do muro dos fundos do CDP (Centro de Detenção Provisória), do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, na noite de quarta-feira (10).

    O impacto da batida provocou um grande buraco no muro que foi utilizado pelos presos para a fuga.

    Segundo a Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária), um detento foi recapturado e quatro ficaram feridos durante a ação da polícia para conter a fuga.

    A Sejap informou que a Polícia Militar e do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) reforçam a segurança na unidade prisional para evitar mais fugas.

    Pedrinhas contabilizou 60 mortos no ano passado, algumas em atos de barbárie. A situação provocou a reação de entidades internacionais de defesa dos direitos humanos. Só neste ano, são 15 mortos no complexo e 20 em presídios de todo o Estado.

    SUPERLOTAÇÃO

    Pedrinhas, que vive um cenário de superlotação, chamou atenção de órgãos internacionais de defesa dos direitos humanos no ano passado após a informação de que presos eram decapitados e esquartejados pelos próprios companheiros de cela dentro do complexo prisional, administrado pelo Estado.

    Mesmo após apoio da Força Nacional de Segurança e pressão da Justiça brasileira e de entidades internacionais, Pedrinhas ainda convive com assassinatos, rebeliões e fugas de presos.

    Cézar Castro Lopes
    Caminhão caçamba derruba muro de Complexo Penitenciário de Pedrinhas para fuga de presos no MA
    Caminhão caçamba derruba muro de Complexo Penitenciário de Pedrinhas para fuga de presos no MA

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024