• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 19:45:24 -03

    Incêndio atinge CTG que vai receber casamento gay no RS

    DE SÃO PAULO

    11/09/2014 05h38

    Um incêndio atingiu na madrugada desta quinta-feira o CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Sentinelas do Planalto, em Santana do Livramento (495 km de Porto Alegre).

    O local vai receber um casamento gay e de outros casais heterossexuais no próximo sábado (13).

    Três equipes dos bombeiros trabalharam no combate ao fogo no galpão localizado na rua Guimarães Berman, no bairro Planalto.

    Segundo os bombeiros, o incêndio começou por volta da 0h e foi controlado rapidamente. Não houve feridos.

    Por volta das 2h30, os bombeiros já realizavam o trabalho de rescaldo para evitar o surgimento de novos focos de fogo.

    Os bombeiros não souberam informar se o incêndio foi criminoso. As causas serão investigadas.

    POLÊMICA

    O CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Sentinelas do Planalto foi o único que aceitou a sugestão de uma juíza para realizar o casamento de dois homossexuais e de 28 casais heterossexuais, durante uma cerimônia coletiva.

    A decisão da juíza de aceitar os casais homossexuais no casamento comunitário no CTG deixou tradicionalistas riograndenses de cabelo em pé. O cenário do casamento é considerado uma espécie de guardião da figura mítica do gaúcho destemido e viril.

    A juíza Carine Labres, 34, se baseou na resolução 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para abrir as inscrições para os casais do mesmo sexo.

    O patrão do CTG, Gilbert Gisler, 47, disse que está apenas honrando o artigo 9 da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG): lutar pelos direitos humanos de liberdade, igualdade e humanidade.

    Mas o MTG, órgão disciplinador e orientador ao qual os CTGs são filiados, é contra. Rui Rodrigues, 61, presidente da Associação Tradicionalista de Santana do Livramento e conselheiro do MTG, conhece a legislação, mas orienta os gays a procurarem outro local para o casamento.

    "Casamento de hétero, de associados ao MTG, de tradicionalistas, sim, concordamos. Mas esse casamento [gay] é fora da nossa realidade", diz Ferreira. "Nosso objetivo sempre foi a manutenção da família tradicional. O que está havendo é uma alteração", conclui Ferreira.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024