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    Pistas exclusivas facilitam trabalho de 'bikeboys', ciclistas que fazem entregas

    CÉSAR ROSATI
    DE SÃO PAULO

    16/09/2014 03h21

    Criticada por comerciantes por causa da perda de vagas de estacionamento, as novas ciclovias em São Paulo melhoraram o trabalho dos "bikeboys", ciclistas que fazem entregas na capital.

    Eles dizem que o tempo de percurso diminuiu e agora há mais segurança no trajeto.

    Larissa Vieiralves, 24, trabalha há um mês em uma empresa do ramo. É a única "bikegirl" em uma equipe de seis pessoas numa empresa de entregas e já tinha trabalhado antes na área.

    "Achei interessante voltar para o meio porque eu tenho perfil. Sempre andei de bicicleta pela cidade. Agora com as ciclovias está mais fácil, mais seguro e mais rápido", disse ela, que faz a entrega de documentos e produtos.

    O salário na área gira em torno de R$ 1.500 e a tendência, segundo empresários, é aumentar o volume de trabalho com a ampliação das vias exclusivas para os ciclistas.

    Há em São Paulo 70,6 km de ciclovias –a meta da gestão é atingir 400 km até 2016.

    Daniel Ricardo Jones, diretor-executivo da EcoBike Courier, está há três anos no ramo em outras cidades do país.

    Em dezembro, abriu a filial paulistana. Agora, espera avanços no projeto de ciclovias para ampliar o negócio.

    A expectativa é por ciclopassarelas. "Atualmente nossa área de atuação é restrita. Não conseguimos atender além das marginais, pois é perigoso passar para o outro lado do rio até para os ciclistas mais experientes."

    Há hoje só uma via deste tipo em São Paulo –que liga o parque do Povo à ciclovia do rio Pinheiros. A prefeitura planeja construir seis ciclopassarelas sobre os rios Tietê e Pinheiros. Ainda não há um prazo a entrega das vias.

    "Acredito que, se isso sair do papel, vamos aumentar em 30% ou 50% o quadro de funcionários. Há uma oportunidade e pretendemos investir", afirma Jones.

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