• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 20:11:49 -03

    Sem-teto fecham vias durante protesto na zona oeste de São Paulo

    LEANDRO MACHADO
    DE SÃO PAULO

    18/09/2014 19h23

    Um grupo de sem-teto fez um protesto na noite desta quinta-feira (18) na região do Morumbi, na zona oeste de São Paulo, contra um condomínio de luxo da região.

    O protesto foi feito por um grupo da ocupação Chico Mendes, localizada ao lado do condomínio alvo do protesto. Ele foi construído em um terreno que, segundo os manifestantes, era uma área especial de interesse social, chamada de Zeis.

    "Esse terreno do condomínio era para nós, mas foi destinado para a elite e a gente ficou sem casa", afirmou Josué Rocha, coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto).

    A prefeitura nega que o empreendimento tenha sido construído em uma zona especial e disse que apenas uma parte do terreno ao lado do condomínio, onde há a ocupação dos sem-teto, se enquadra como uma Zeis.

    Por volta das 19h, os manifestantes fechavam os dois sentidos da avenida Giovanni Gronchi, na altura do número 3.000. Eles fizeram uma barricada com entulhos incendiados na avenida.

    Cerca de 30 minutos depois, os sem-teto começaram a deixar o local em direção a ocupação, mas a via foi liberada apenas por volta das 20h30. Segundo a Polícia Militar, 200 pessoas participaram do ato. Os organizadores, porém, apontam que esse número pode ter chego a 1.500.

    "Se não houver acordo, terá mais protestos. A gente vai permanecer no terreno", afirmou Norma Moreira, uma das coordenadoras do movimento.

    Na semana passada, um grupo de sem-teto já tinha feito um protesto na frente do mesmo prédio de luxo. Eles afirmavam na ocasião, que os moradores do condomínio jogam pedras, garrafas e lixo contra os barracos mostrados no terreno ao lado, além de xingar os sem-teto.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024