• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 20:03:26 -03

    PM é transferido para presídio após morte de ambulante na Lapa

    DE SÃO PAULO

    19/09/2014 11h08

    O policial militar que foi preso na quinta-feira (18) após a morte de um comerciante ambulante foi transferido na manhã desta sexta-feira (19) para o presídio militar Romão Gomes, na zona norte da cidade.

    O confronto ocorreu quando policiais realizavam uma ação de combate ao comércio ilegal de ambulantes, conhecida como Operação Delegada -no qual PMs em folga recebem da prefeitura para atuar pelo município.

    De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, que não divulgou o nome do PM, o policial foi preso em flagrante por homicídio e foi autuado em flagrante pelo DHPP (departamento de homicídios).

    O caso está sendo apurado tanto pela Corregedoria da Polícia Militar quanto pela Polícia Civil. A Secretaria de Segurança, por meio de nota, diz que "não compactua com desvio de conduta de policiais".

    Em depoimento à polícia, ele disse que o tiro foi acidental.

    Segundo uma testemunha, os policiais dominaram um ambulante, não identificado, que vendia CDs piratas na rua 12 de Outubro. Um dos PMs tentava afastar a multidão com a arma em punho.

    Avener Prado/Folhapress
    Policial preso após atirar e matar ambulante durante operação na região da Lapa
    Policial preso após atirar e matar ambulante durante operação na região da Lapa

    Em vídeo divulgado pela TV Record, esse policial aparece com um spray de pimenta na mão esquerda e uma pistola na mão direita. Pelas cenas, é possível ver que Carlos Augusto Muniz Braga, 30, agarra a mão esquerda do PM, parecendo tentar arrancar o spray.

    O policial reage, leva a pistola na direção de Braga e dispara. Dá então dois passos para trás e deixa a arma no chão.

    Em outro vídeo, divulgado na internet, Braga aparece caído, sangrando pelo nariz.

    Segundo a PM, ele foi levado para o Hospital das Clínicas, que informou que o camelô já estava morto ao chegar. Piauiense, Braga era casado e tinha quatro filhos.

    Inicialmente, a PM informou que o camelô havia sido alvejado na costela após tentar arrancar a arma do policial. Disse ainda que o PM também havia sido baleado.

    Após a divulgação dos vídeos, a corporação afirmou que não saberia informar em qual parte do corpo o ambulante havia sido atingido. E não confirmou a informação de que o PM estava ferido.

    À noite, a Secretaria da Segurança afirmou que o policial foi preso em flagrante por homicídio. Já a PM disse que abrirá inquérito militar para apurar o caso e o motivo do disparo. O caso também será investigado pela Polícia Civil.

    Em depoimento a seus superiores, o policial afirmou que o disparo foi dado acidentalmente. Relatou que ele e colegas foram agredidos por um grupo e que sua farda chegou a ser rasgada.

    Após a operação, ambulantes fecharam ruas da região com barricadas de lixo em chamas e quebraram orelhões. Um ônibus e a estação da CPTM foram depredados. No tumulto, lojas fecharam as portas e houve correria. A confusão durou três horas.

    Cinco pessoas foram detidas por vandalismo e uma foi presa por desacato, segundo a PM. Um policial teve ferimentos leves.

    Mauricio Rummens/Fotoarena/Folhapress
    Confronto entre ambulantes e policia na rua 12 de outubro, na Lapa, zona oeste de São Paulo
    Confronto entre ambulantes e policia na rua 12 de outubro, na Lapa, zona oeste de São Paulo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024