• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 17:37:04 -03
    Crise da água

    Agência federal decide abandonar grupo de crise do sistema Cantareira

    HELOISA BRENHA
    DE SÃO PAULO

    19/09/2014 19h53

    A ANA (Agência Nacional de Águas) anunciou nesta sexta (19) sua retirada do comitê que assessora a gestão do sistema Cantareira –principal fornecedor de água para 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo, que passa por uma crise sem precedentes desde o início do ano.

    Ligada ao governo federal, a agência propôs a dissolução do grupo, criado em fevereiro por representantes seus, do governo paulista, da Sabesp e dos comitês das bacias que alimentam o sistema.

    De acordo com ofício assinado pelo diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, a saída leva em consideração "as manifestações do dr. Mauro Arce", secretário de Recursos Hídricos do Estado.

    Ele afirma que o secretário negou acordo, proposto por ele próprio ao grupo, para que a Sabesp reduzisse o volume de água que retira do Cantareira. E que a ANA deixa o comitê "especialmente" pela falta de novas definições sobre essa questão.

    A agência defende a redução da vazão para poupar o sistema, mas, segundo especialistas,o governo não quer assumir esse compromisso para evitar o desabastecimento da região metropolitana.

    Luis Moura - 15.set.14/Folhapress
    Represa em Vargem (SP) fica em nível crítico por conta da falta de chuva
    Represa em Vargem (SP) fica em nível crítico por conta da falta de chuva

    Por duas ocasiões, a secretaria afirmou que "não houve acordo ou decisão" sobre diminuir a retirada de água.

    A pasta diz que lamenta a decisão da agência, mas "estranha o momento" em que ela foi tomada.

    Especialistas afirmam que a divergência entre os órgãos se aprofundou com o agravamento da crise que abate o sistema, que ontem (19) tinha apenas 8,4% da água que é capaz de armazenar.

    Eles avaliam que, com o risco de desabastecimento aumentando progressivamente, a retirada da ANA do grupo é estratégica para eximi-la da responsabilidade sobre a gestão da crise –especialmente no período eleitoral.

    Procurado, o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, não se pronunciou.

    É consenso entre especialistas que a saída da ANA deve levar o grupo a acabar, o que deixará uma espécie de "vazio institucional".

    Isso porque os parâmetros para gestão do Cantareira, fixados na outorga do sistema, não previam um cenário tão seco como o deste ano, e o grupo servia para discutir novos critérios que aumentassem a sobrevida do sistema.

    Para o professor da USP Rubem Porto, o problema não é técnico, mas o rompimento de um diálogo. "Por mais que divirjam, as instituições precisam se entender para tomar decisões estratégicas."

    Colaborou AGUIRRE TALENTO, de Brasília

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024