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    Sem ligação entre trechos, ciclovias do DF são aprovadas, mas pouco usadas

    JULIA BORBA
    DE BRASÍLIA

    22/09/2014 02h00

    A simpatia dos brasilienses pelas ciclovias não é proporcional ao uso das faixas exclusivas que se tornaram parte do cenário da área central da capital do país.

    Cerca de dois terços dos moradores (64%) nunca pedalou por elas. O dado foi aferido pela pesquisa Datafolha.

    Segundo o estudo, 67% dos que vivem em Brasília aprovam a implantação das faixas especiais para ciclistas e 19% consideram regular. Apenas uma minoria, 8%, reprova.

    Ainda segundo a pesquisa, o uso das bicicletas na capital é mais popular entre os jovens, 48% declaram já ter pedalado pelas vias alguma vez.

    Pedro Ladeira/Folhapress
    A estudante Raylla Cruz critica a falta de conexão entre ciclovias do Distrito Federal
    A estudante Raylla Cruz critica a falta de conexão entre ciclovias do Distrito Federal

    Foram ouvidos 736 eleitores do Distrito Federal, entre 12 e 13 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou menos.

    Entre os que fazem uso das ciclovias, a crítica mais frequente está na falta de interligação entre elas.

    Até o momento, a implantação vem sendo feita gradualmente dentro de cada bairro. Assim, sem interligação, não é possível chegar a regiões diferentes apenas usando as faixas, restritas a pequenos circuitos dentro em uma mesma região.

    "Eu uso a bicicleta por lazer, principalmente nos fins de semana", disse a estudante Raylla Cruz. "Para mim esse não é um meio de transporte, porque eu não conseguiria vir de casa até a Esplanada dos Ministérios ou à faculdade, mesmo havendo uma faixa na frente da minha casa" afirmou.

    O problema, segundo ela, seria ter de dividir espaço com os carros, na pista, quando a ciclovia acaba. "Não é seguro", completou.

    Procurado, o governo do Distrito Federal informou que existe um projeto para fazer com que os trechos das ciclovias, entre as regiões da cidade, se comuniquem.

    A construção, porém, só estaria prevista para ocorrer ao longo dos próximos quatro anos.

    "O projeto total prevê a construção de mil quilômetros de ciclovias. Elas vão funcionar como mais um modal do sistema de transporte da cidade, se unindo ao metrô e aos ônibus, como alternativa de transporte", disse o governo em nota.

    Atualmente há 440 quilômetros de ciclovias no DF.

    A ONG Rodas da Paz, criada no DF para promover campanhas de conscientização no trânsito, defende que além de falta de estrutura para uso diário das bicicletas como meio de transporte, há ainda outros problemas, como falta de políticas públicas que incentivem a população ao uso e de respeito do motorista, que desconhece as regras em relação ao meio de transporte.

    Em nota, o GDF admitiu que "é preciso investir mais na segurança dos ciclistas" e que isso será feito por meio de da construção de novas ciclovias e das campanhas de conscientização.

    Algumas cidades do entorno de Brasília, como o Paranoá, possuem apenas três quilômetros de ciclovia construídos.

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