• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 03:00:48 -03

    Direção da Poli proíbe festas após morte de estudante

    GIBA BERGAMIM JR.
    GIOVANNA BALOGH
    THAIS BILENKY
    DE SÃO PAULO

    24/09/2014 13h48

    A direção da Poli (Escola Politécnica da USP) proibiu futuras festas dentro da faculdade após a morte do estudante de design do Senac Victor Hugo Santos, 20. O estudante foi encontrado morto dentro da raia olímpica da USP na manhã dessa terça-feira após de participar de uma festa do Grêmio Politécnico no último final de semana.

    A decisão da direção da Poli já foi comunicada ao presidente do Grêmio da faculdade, André Simmonds, que organizou a festa realizada no último final de semana. O comunicado divulgado para os estudantes é assinado pelo diretor da Politécnica, José Roberto Castilho Piqueira.

    De acordo com ofício, não serão concedidas novas autorizações para festas ou qualquer outro tipo de confraternização com consumo de bebida alcoólica. Segundo documento ao qual a Folha teve acesso com exclusividade, as autorizações já concedidas estão canceladas.

    O descumprimento pode resultar em punições administrativas a organizadores das festas. A proibição foi motivada pelo caso envolvendo o jovem e também por conta de episódios de violência e dano ao patrimônio público ocorridos em festas. "O diretor nos pediu a suspensão até porque não há nem condições para pensar em festa diante do que aconteceu", disse Simmonds.

    Havia festas previstas futuramente, mas o presidente do grêmio não soube precisar as datas. Segundo Simmonds, elas acontecem com frequência, mas não há periodicidade definida.

    "Nossas festas são todas regularizadas. Já enviamos toda essa documentação à polícia, inclusive", disse. De acordo com Simmonds, a receita obtida com as festas é revertida para ações sociais na Poli, como o cursinho preparatório para vestibulares da Poli.

    "Também revertemos recursos para o teatro da Poli e outras ações sociais", disse.

    FESTAS NO VELÓDROMO

    Na manhã desta quarta-feira (24), os diretores do Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP) também decidiram suspender todas as festas já programadas para acontecer nas dependências do centro. A decisão afeta principalmente o Velódromo, onde ocorreu a festa do Grêmio Politécnico.

    As festas estão suspensas até o dia 21 de outubro, quando ocorrerá a reunião do conselho gestor da USP. Representantes das unidades, dos funcionários e de moradores da região do Butantã deverão discutir, na ocasião, a continuidade das festas dentro do campus.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024