• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 10:42:42 -03

    Vídeo flagra ciclista advertindo motorista que invadiu ciclovia em SP

    DE SÃO PAULO

    02/10/2014 19h18

    Uma ciclista que trafegava pelas novas ciclovias da região central de São Paulo se recusou a dar espaço para a passagem de um carro que estava sobre a área demarcada para as bicicletas. A disputa foi registrada pelo músico Sérgio Gonçalves, 28, que gravou com o celular.

    O episódio aconteceu na esquina da alameda Barros com a avenida Angélica, no bairro de Santa Cecília, por volta das 17h de quarta-feira (1º). Sérgio, que mora na região, contou que seguia para encontraram uma amiga, quando viu a ciclista sobre a ciclovia, impedindo a passagem de um carro que também estava na ciclovia.

    Segundo ele, a motorista teria saído de um estacionamento e, ao invés de acessar uma das faixas para carro, ficou sobre a faixa exclusiva para bicicletas. A ciclista, que trafegava pela ciclovia teve que parar por conta do carro e se recusou a dar passagem para o carro.

    Veja vídeo

    Vídeo feito pelo leitor Sérgio Gonçalves

    A ciclista chega a dizer: "não vou sair daqui, vou deixar a bicicleta aqui e não vou sair". Quando a motorista dá ré, a ciclista chega a dizer "vem pra cima" e completa: "Ou a gente aprende de um jeito, ou aprende de outro". Pessoas na calçada vaiaram a motorista.

    Sérgio, que não conhece a ciclista, afirmou que costuma andar de bicicleta e é a favor das ciclovias na região, mas destacou que é preciso melhorias no transporte público também. Ele também disse que o desrespeito do motorista não acontece só na ciclovia, mas também nas faixas de pedestre.

    "Estava na faixa de pedestre um dia desses e um carro avançou em cima da gente. Senti o ventinho do carro nas minhas costas", disse o músico.

    O jovem postou o vídeo em sua rede social e disse já ter recebido muitas mensagens de apoio a ciclista, assim como algumas de defendendo a motorista.

    Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), trafegar em ciclovias configura infração gravíssima e resulta em multa de R$ 574,62, mais sete pontos na carteira. Já estacionar em ciclovias é uma infração grave e pode render multa de R$ 127,69 ao motorista, além de cinco pontos na habilitação.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024