• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 09:11:48 -03

    SP tem tarde mais quente em 8 meses e mais seca desde o começo do ano

    DE SÃO PAULO

    10/10/2014 17h48

    A cidade de São Paulo registrou nesta sexta-feira (10) a tarde mais quente desde fevereiro e mais seca desde o início do ano, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

    Os termômetros registraram 34,3ºC, por volta das 15h. A cidade não registrava temperaturas na casa dos 34ºC desde 10 de fevereiro, quando foi registrado 34,7ºC. A temperatura mais alta do ano ainda são os 36,4ºC marcados em 7 de fevereiro. Já a umidade relativa do ar chegou a 19% nesta sexta, igualando ao dia mais seco do ano, registrado em 10 de setembro.

    Apesar do dado oficial ser da estação convencional do Inmet, no mirante de Santana (zona norte), a estação automática do instituto chegou a registrar umidade de 13%. Isso acontece devido à diferença entre os instrumentos de medição e pela queda da umidade depois das 15h, quando é colhido o índice da estação convencional.

    Já em relação as temperaturas, estações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, também chegaram a registrar valores superiores ao apontado na estação do Inmet, como no Tremembé (36,4ºC), na Penha (36,2ºC) e Santana (35,3ºC).

    A baixa umidade do ar é resultado da presença de uma massa de ar quente e seco que está sobre a região. Segundo o Inmet, um sistema frontal deve se aproxima no próximo domingo (12), o que deve elevar a umidade relativa do ar. As temperaturas, porém, deverão permanecer elevadas. Não há previsão de chuva.

    SAÚDE

    Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), quando a umidade estiver abaixo de 20%, é necessário cuidado especial com a hidratação. Deve-se suprimir exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e as 16h, evitar aglomerações e usar soro fisiológico para combater o ressecamento nas narinas e olhos. A Defesa Civil também orienta permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.

    Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.

    Confira os cuidados a serem tomados

    ESTADO DE ATENÇÃO (umidade relativa do ar entre 20 e 30%)
    Evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e as 15h;
    Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
    Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
    Consumir água à vontade.

    ESTADO DE ALERTA (entre 12% a 19%)
    Observar as recomendações do estado de atenção;
    Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10h e 16h;
    Evitar aglomerações em ambientes fechados;
    Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

    ESTADO DE EMERGÊNCIA (abaixo de 12%)
    Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
    Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre as 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
    Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre as 10h e 16h;
    Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024