• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 14:16:47 -03

    Prefeitura tem de 'desenhar' como quer a cidade, diz diretor de Harvard

    VANESSA CORREA
    DE SÃO PAULO

    13/10/2014 21h56

    Para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a prefeitura deveria "desenhar" o que a cidade precisa, e não deixar a iniciativa privada construir do jeito que quer, acredita Mohsen Mostafavi, 60, diretor da Faculdade de Design e Arquitetura da Universidade Harvard, nos EUA.

    Quando Mostafavi propõe que o poder público faça mais projetos arquitetônicos em vez de apenas dar diretrizes sobre o que se pode construir na cidade, ele não está falando de controlar a especulação imobiliária, mas de promover o que chama de urbanismo ecológico.

    Esse tipo de urbanismo, diz o iraniano-americano, é diferente do chamado urbanismo sustentável.

    "Quando se pensa sobre sustentabilidade o foco é a economia de recursos naturais. E então esse tipo de urbanismo fica um pouco restrito a questões como economia de energia, de água, coisas quantificáveis", explica.

    Já no urbanismo ecológico, a ideia é combinar ética, política e estética considerando a limitação de recursos naturais na hora de projetar a cidade. "Não é só gastar menos, mas gastar menos melhorando a qualidade de vida".

    Davi Ribeiro/Folhapress
    Professor Gareth Doherty, decano da Harvard Graduate School of Design
    Professor Mohsen Mostafavi, decano da Harvard Graduate School of Design

    Para ele, a cidade é também o lugar da política, e o encontro dos cidadãos no espaço público é importante para a democracia. Por isso, urbanistas deveriam projetar espaços que levam isso em conta.

    Como exemplo de espaço propício para esse encontro, Mostafavi cita o Sesc Pompeia, projeto da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, que visitou no domingo (13). "É um espaço muito usado, desde a área da piscina até a biblioteca. Há uma atmosfera particular."

    Mostafavi participa do Simpósio Internacional de Urbanismo Ecológico, nesta terça (14), no Centro Cultural São Paulo (rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, zona sul). Ao final do evento, será lançado o livro "Urbanismo Ecológico" (GGili, 656 págs., R$ 120), que ele organizou junto com Gareth Doherty, também de Harvard.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024