• Cotidiano

    Wednesday, 08-May-2024 13:00:44 -03

    Ferdinando Cosmo Credidio (1943- 2014) - Vivia a advocacia 24 horas por dia

    ANDRESSA TAFFAREL
    DE SÃO PAULO

    15/10/2014 00h01

    Descontados os finais de semana passados em Guarujá, no litoral paulista, os dias de Ferdinando Cosmo Credidio eram quase integralmente dedicados à advocacia.

    Quando não estava no trabalho, gastava as horas cuidando de assuntos ligados à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Atuou ativamente na subseção de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), ocupando desde a secretaria até a presidência. Foi ainda conselheiro seccional.

    Criou aproximadamente 30 comissões, entre elas a de Assistência Judiciária Gratuita, considerada um modelo pelas demais subseções.

    Ferdinando fez carreira no setor de recursos humanos e no departamento jurídico da Volkswagen, onde começou jovem, como mensageiro.

    Foi ainda gerente-geral da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e passou por outras empresas antes de abrir seu próprio escritório com o amigo Nelson Antonio Ferreira. Após a morte do sócio, continuou o negócio com Fernanda, sua única filha.

    Sempre sorridente e alegre, gostava de fazer brincadeiras, mas apenas em momentos de descontração. No dia a dia, aconselhava os funcionários da OAB e do escritório a sempre estudarem.

    Há três anos, bateu a cabeça ao sofrer uma queda em casa. Desde então, estava afastado do trabalho. Não se esquecia, porém, da paixão pelo direito. Às vezes, um pouco confuso, levantava-se e dizia que precisava ir ao fórum.

    Morreu no dia 2, aos 71. Deixa Fernanda, os netos, Gustavo e Beatriz, e os irmãos Paschoal, Letizia e José Paulo.

    coluna.obituario@uol.com.br

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024