• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 08:45:01 -03

    SC se nega a receber presos rebelados do PR e diz que não será 'conivente'

    ESTELITA HASS CARAZZAI
    DE CURITIBA

    16/10/2014 17h08

    O governo de Santa Catarina se recusou a receber dois presos do Paraná que participaram de uma rebelião na penitenciária de Guarapuava (PR) nesta semana e informou que não será "conivente" com as reivindicações dos detentos.

    "A ocorrência de rebeliões no Estado vizinho tem sido demasiadamente frequente", critica, em nota, o diretor do Deap (Departamento de Administração Prisional) de Santa Catarina, Leandro Soares Lima.

    "Aceitar as transferências é estar conivente com a forma que vem sendo utilizada pelos presos paranaenses para conseguirem o atendimento a suas solicitações", prosseguiu ele.

    A rebelião em Guarapuava, encerrada na quarta-feira (15), foi a 21ª rebelião do ano nos presídios do Paraná.

    José Luiz/Guara Noticias
    Presos fazem agentes reféns em rebelião que começou nesta segunda-feira (13) em Guarapuava (PR)
    Presos durante a rebelião que começou nesta segunda e terminou na quarta-feira em Guarapuava (PR)

    O motim durou dois dias e teve 13 agentes reféns. A transferência dos dois detentos e de outros 29 presos foi acertada pela Secretaria de Justiça do Paraná como condição para o fim da rebelião.

    Os dois criminosos que seriam enviados a Santa Catarina tinham condenações também no Estado, o que abre caminho para o pedido de transferência.

    O governo catarinense, porém, considerou que "não havia razões que justificassem" a remoção dos detentos e que esse tipo de pedido precisa ser feito "oportunamente, e não apenas em momentos de crise".

    A Secretaria de Justiça do Paraná informou, em nota, que "estranha" a posição de Santa Catarina. O governo diz que as negociações com os presos rebelados têm "a determinação de proteger a vida dos agentes e demais reféns" e afirma que abriga 253 presos de Santa Catarina, que aguardam transferência para o Estado vizinho.

    Diante da negativa, os dois presos foram transferidos para o complexo penitenciário de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024