• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 19:18:48 -03

    Com onda de calor, litoral paulista tem lotação típica de férias de verão

    RICARDO HIAR
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CARAGUATATUBA (SP)

    18/10/2014 20h02

    A alta temperatura e a escassez de água fizeram com que os paulistas buscassem refúgio, mesmo que por um único dia, no litoral norte do Estado. As praias da região registraram neste sábado (18) um movimento típico do período de férias de verão.

    O projetista mecânico Carlos Pagotto, 25, saiu com a família de Vinhedo (a 79 km de São Paulo) às 6h para passar o dia na praia Martim de Sá, uma das mais frequentadas de Caraguatatuba, e pretendia voltar para casa ainda no sábado.

    "Está muito calor e lá falta água, então resolvemos dar uma refrescada aqui no litoral. Mesmo com pouco tempo, está valendo a pena", disse.

    A auxiliar financeira Naiara Baungartner, 24, aprovou o "bate e volta". "Estamos vivendo um racionamento muito complicado, então nada melhor do que um dia aqui na praia, onde não falta água."

    A vendedora Bruna de Moraes, 19, também citou a escassez de água como um dos motivos que a fizeram alugar, com outros 19 jovens de Jacareí (a 84 km da capital paulista), uma casa para passar o final de semana em Caragatatuba.

    A superlotação foi registrada em cidades como Ilhabela, no litoral norte, e Guarujá, na Baixada Santista, onde a ocupação dos hotéis já estava em quase 100% na sexta-feira, segundo dados da associação comercial.

    Em Ilhabela, foi o terceiro final de semana consecutivo com lotação total dos hotéis e pousadas.

    A travessia de balsa de São Sebastião para Ilhabela teve grandes filas desde o final da tarde desta sexta (17). O tempo médio de espera para o acesso à embarcação ultrapassou três horas.

    Para a engenheira Miriam de Luca, 45, que viajou com a família da capital, a demora não era um problema. "Estamos acostumados a pegar fila e congestionamento a todo momento. Pelo menos aqui é por um bom motivo e recompensador pelo passeio", disse.

    O movimento no comércio também aumentou bastante há pelo menos um mês. Em alguns supermercados, as filas de espera ultrapassavam uma hora.

    "Resolvi deixar para comprar as coisas que precisaríamos no mercado daqui, mas as filas estão um pouco demoradas. Pelo menos aqui tudo é festa, até nas filas", afirmou a professora Mirela Paiva, 38, turista da capital que se hospedou no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba.

    Para os ambulantes, houve uma antecipação da temporada. Luiza da Silva, que vende milho há dez anos na praia Martim de Sá, em Caraguá, disse que o trabalho deste mês está igual aos de períodos de férias nos anos anteriores. "A cada final de semana tem mais gente por aqui. É muito bom porque estamos ganhando mais".

    Apesar do aumento da população sazonal, o litoral norte ainda não registrou problemas de falta de água. Segundo a assessoria de imprensa da Sabesp, a estiagem apresentada no Estado não afetou de forma significativa a rede de abastecimento local.

    Isso porque a água distribuída pela região provém de mananciais da serra do Mar, região que continua registrando chuvas frequentes.

    A expectativa da empresa é conseguir atender a demanda do litoral, sem interrupções de água, mesmo na alta temporada.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024