• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 13:03:06 -03

    Mauro Marturelli (1935-2014) - Seis décadas de sucesso em rádios do interior

    GALENO LIMA
    DA EDITORIA DE TREINAMENTO

    19/10/2014 00h01

    A rádio Presidente Prudente, no interior paulista, anunciou que Mauro Marturelli precisava com urgência de doadores de sangue, pois faria uma cirurgia cardíaca.

    O ano era 1994, e o locutor havia sofrido mais um infarto, o quinto de sua vida.

    Sua mulher conta que, no mesmo dia, centenas de fãs foram ao hospital —entre eles, 150 crianças, que também queriam doar sangue. A enfermeira, claro, as dispensou.

    Recuperado, Mauro Moraes, como era conhecido dos ouvintes, voltou ao comando do seu programa diário de música sertaneja, das 5h às 8h.

    Abria exceção para canções de Roberto Carlos, de quem era tiete. Evangélico, gostava de convidar ouvintes a participar de um "quiz" com perguntas sobre a Bíblia.

    Natural de Boituva (SP), Mauro estudou até o sétimo ano do ensino fundamental e começou a trabalhar aos 14, como contínuo em uma rádio da cidade paulista de Tupã.

    Aos 19, tornou-se locutor, função que exerceria ao longo de 60 anos em diversos veículos do oeste do Estado.

    Guardava o contato de mais de 4.000 ouvintes em uma agenda, com o nome, a cidade e a data de aniversário de cada um. Para alguns, fazia questão de ligar ao vivo para dar os parabéns.

    Em 2008, recebeu diagnóstico de mal de Alzheimer, mas continuou trabalhando até o ano seguinte. Em 2010, recebeu o título de cidadão honorário de Presidente Prudente.

    Foi casado duas vezes, a primeira por 20, e a segunda por 43 anos, até o dia de sua morte, na quarta (15), devido a complicações da doença. Deixa viúva, oito filhos, 12 netos e quatro bisnetos.

    coluna.obituario@uol.com.br

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024