• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 07:14:09 -03

    Rio de Janeiro

    Fogo avança em parque do Rio e Ibama pede helicóptero das Forças Armadas

    BRUNA FANTTI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

    19/10/2014 20h55

    A força-tarefa que combate o fogo que se espalha desde o último domingo (12) no parque nacional da serra dos Órgãos (Parnaso), na região serrana do Rio, pediu neste domingo (19) à sede do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), em Brasília, que solicite o empréstimo de um helicóptero modelo Cougar, pertencente às Forças Armadas.

    A aeronave tem capacidade para transportar até mil litros de água para grandes altitudes, como as verificadas nos Portais de Hércules, região do parque a 2.000 metros de altura, em Teresópolis. A área dos portais foi atingida neste domingo, após o fogo chegar aos chamados campos de altitude, vegetação de grama localizada nas encostas das montanhas.

    Uma outra possibilidade levantada pelos técnicos regionais do Ibama e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, é uma licitação de urgência para alugar uma aeronave como a Cougar, caso as Forças Armadas não possam ceder o helicóptero.

    A expectativa dos técnicos do Ibama é de que neste domingo já ocorresse uma previsão do controle total do incêndio, que já devastou 1.550 hectares do parque. No entanto, o clima quente não ajudou.

    "Este domingo foi de muito calor e tempo seco. Ventou muito também, o fogo se alastrou. Estamos trabalhando para que o fogo não ultrapasse os Portais de Hércules e vá para o Vale da Morte, região com primatas", afirmou à Folha o coordenador de Emergências Ambientais do ICMBio, Christian Berlinck.

    O Vale da Morte, em Teresópolis, é uma região com uma grande população de muriquis, o maior primata das Américas.

    Um levantamento realizado neste sábado (17) pelo Ibama indicava que a área de vegetação atingida pelo fogo no Parnaso quase dobrou em 24 horas, passando de 700 hectares na sexta-feira para 1.330 hectares.

    Para controlar o incêndio, 21 brigadistas do ICMBio foram deslocados para a parte alta do parque e pararam os trabalhos à noite. No total, cerca de 80 brigadistas do Ibama e ICMBio, incluindo 15 voluntários, estão combatendo o fogo no parque.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024