• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 13:48:49 -03

    Após onda de calor, temperatura despenca 17°C em quatro dias em SP

    DE SÃO PAULO

    21/10/2014 22h48

    Depois de uma onda de calor que trouxe recordes de temperatura na última semana, o paulistano voltou a sentir frio em nesta terça-feira (21).

    Ao longo desta terça na capital paulista, os termômetros não passaram dos 20°C, o que representa 17,8°C, a menos do que o recorde aferido na sexta-feira passada, de 37,8°C.

    Além do recorde de temperatura na capital, o bloqueio atmosférico já tinha sido responsável por uma sequência de quebras de recordes no interior do Estado.

    Durante cinco dias, os termômetros passaram de 40°C no interior do Estado. Ribeirão Preto, Franca e São Simão estão entre as cidades paulistas que registraram suas maiores temperaturas na última semana.

    A mudança no tempo começou a acontecer no fim da tarde de segunda-feira com a chegada de uma frente fria, acompanhada por uma massa de ar frio. "As frentes frias vinham sendo barradas por um bloqueio seco e quente sobre o Estado de São Paulo, que perdeu força", explica o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet.

    Com isso, na manhã de terça, os termômetros marcaram 14,8°C por volta das 9h da manhã, no mirante de Santana, estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo o instituto, a sensação térmica foi de 12°C.

    De acordo com meteorologistas, a grande variação de temperatura nessa época do ano é normal. "A novidade foi a longa sequência de dias muito quentes próxima a dias frios. Nossa 'memória corporal' demora a se adaptar", diz Schneider.

    A previsão do instituto é de que nesta quarta (22) e quinta-feira (23)o frio pela manhã seja ainda maior do que na terça, chegando a 13°C.

    O frio deve persistir até a manhã de quinta-feira, com a perda de força da massa de ar. Depois disso, o calor deve retornar ao Estado, com temperaturas voltando a alcançar os 30°C.
    chuvas

    A chegada de chuvas mais constantes para o Estado deve ocorrer apenas no final do mês. Até lá, São Paulo e a região do Sistema Cantareira, que vive sua pior crise de abastecimento, deverão receber apenas pancadas isoladas.

    Tradicionalmente, outubro é um mês de transição climática marcando o início da temporada chuvosa em São Paulo. "Neste ano, no entanto, o retorno das chuvas vem ocorrendo de forma gradual e pontual, as vezes atingindo algumas cidades apenas, por exemplo", disse Tiago Robles, da Somar Meteorologia.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024