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    Agência adia prazo para troca de milhões de 'tags' antigos do Sem Parar

    ANDRÉ MONTEIRO
    DE SÃO PAULO

    22/10/2014 02h00

    A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) decidiu prorrogar o prazo para a troca de milhões de "tags" do Sem Parar, equipamento usado para pagar pedágio de modo eletrônico.

    A troca foi definida em 2011, quando o governo decidiu adotar uma nova tecnologia nas estradas e publicou resolução estabelecendo que quase três milhões de "tags" antigos deveriam ser aposentados até 7 de novembro.

    De acordo com a agência, porém, a STP, empresa responsável pelo Sem Parar, "não respeitou por completo os prazos determinados pela resolução".

    A empresa não teve concorrência por mais de uma década, monopólio encerrado com a resolução. Como tem a maior fatia de usuários, se o prazo original fosse mantido, eles não conseguiriam passar pelas cancelas.

    Desde 2013, a STP passou a instalar dois "tags" nos veículos dos clientes, sob o argumento de que a nova tecnologia não funciona em estacionamentos de shoppings, por exemplo –que não são regulados pela Artesp.

    Marcelo Justo/Folhapress
    Dispositivo eletrônico Sem Parar instalado no veículo
    Dispositivo eletrônico Sem Parar instalado no veículo

    Mas quem tinha só o "tag" antigo não foi chamado para receber um novo dispositivo.

    "Para não prejudicar os usuários que ainda utilizam tags' da tecnologia anterior está em fase final de negociação entre Artesp e Sem Parar um novo cronograma para substituição dos equipamentos restantes. Os usuários serão comunicados em tempo hábil", afirma a agência.

    A Artesp diz que instaurou "procedimento administrativo para apuração das causas do descumprimento e eventual penalização" da STP.

    A empresa informou que não iria se pronunciar.

    Com a troca de tecnologia, a intenção do governo é abrir caminho para a implantação do pedágio por quilômetro rodado, que hoje funciona de forma experimental em trechos de quatro rodovias.

    A nova tecnologia, que usa frequência de 915 MHz em vez de 5,8 GHz, é usada nos Estados Unidos e foi adotada como padrão pela ANTT (agência federal de transporte).

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