• Cotidiano

    Wednesday, 01-May-2024 20:56:37 -03
    Crise da água

    Com seca, cidades de SP querem evitar lavagem de túmulos no Dia de Finados

    DE SÃO PAULO

    31/10/2014 21h07

    Algumas cidades do interior de SP pedem que as pessoas evitem a lavagem de túmulos no Dia de Finados, que acontece no próximo domingo (2). A prática é comum na véspera da comemoração, mas, para evitar o desperdício de água, poderá render multa em alguns municípios neste ano.

    Uma das cidades com restrição é Iracemápolis (a 157 km de São Paulo), que colocou em prática no início da semana as multas para casos de desperdício de água. Está proibido lavagem de veículos nas residências ou em postos de combustível; lavagem de quintal e calçadas e também o abastecimento de piscinas públicas e particulares; e agora as lavagens de túmulos.

    O desperdício de água pode render notificação e multas de até R$ 1.200, além do corte no abastecimento. Para esses casos, a prefeitura criou um "Disque Denúncia". As denúncias devem ser feitas pelo telefone (19) 3456-9240 ou pelos e-mails sic@iracemapolis.sp.gov.br ou saneamento@iracemapolis.sp.gov.br.

    A cidade de Limeira (a 151 km de São Paulo) também está multando o desperdício de água desde a semana passada e, entre outros casos de desperdício, a lavagem de túmulos. O não cumprimento da medida pode ser denunciado pelo número 156 e poderá render multas a partir de R$ 200, podendo aumentar o valor em caso de reincidência.

    Divinolândia (a 264 km de São Paulo) também proibiu a lavagem dos túmulos devido ao longo período de estiagem. "É uma medida preventiva. Não podemos esperar o problema aparecer para só depois tomar alguma providência.", disse Gisele Felício, diretora do Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente da prefeitura.

    A cidade de Potirendaba (a 432 km de São Paulo) não proibiu a lavagem de túmulos, mas pede que sejam usados baldes de água e que de forma consciente. Nota no site da prefeitura afirma que o "uso de mangueiras com fluxo contínuo de água está proibido dentro do local".

    A Prefeitura de Santa Barbara D'Oeste (a 135 km de São Paulo) também pede que as pessoas utilizem pano úmido para a limpeza de túmulos, evitando o desperdício de água. A cidade disponibilizou dois número para denúncias de casos de desperdício: 0800-770-3459 e (19) 3459-5910.

    O Estado enfrenta a maior seca da história, o que tem reduzido consideravelmente o nível dos principais reservatório. O Cantareira, por exemplo, já utiliza a segunda cota do "volume morto" (reserva que fica abaixo das bombas de captação) e opera com 12,4% de sua capacidade.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024